O prefeito Pedro Callado anunciou, em entrevista coletiva à imprensa local, realizada na quinta-feira, 21, que o governo estadual já autorizou a realização de estudos para recuperação da estrada vicinal “Vitório Prandi”, que liga Jales a Dirce Reis. O prefeito de Dirce Reis, Roberto Carlos Visoná, também participaria da coletiva, mas um problema de última hora impediu sua presença em Jales. Segundo Callado, técnicos do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) já fizeram uma inspeção na estrada vicinal, para identificar os pontos críticos e indicar as providências a serem tomadas.
“Pelo que estamos sabendo, os técnicos já elaboraram um relatório sobre a situação, que está sendo encaminhado ao governador Alckmin, a fim de que este autorize a abertura de licitação para início das obras”, disse Callado. O prefeito disse não temer que um eventual contingenciamento de gastos do governo estadual possa impedir a realização da obra. “Nós sabemos que a crise econômica está levando o governo estadual a cortar investimentos, mas temos a convicção de que isso não vai atrapalhar a recuperação que precisa ser feita no asfalto da vicinal Vitório Prandi”.
O prefeito ressaltou, ainda, que “a manutenção da vicinal, em princípio, é uma responsabilidade dos dois municípios – Jales e Dirce Reis – mas o governador atendeu a um pedido conjunto, meu e do prefeito Roberto Visoná, e está autorizando a realização da obra”, afirmou Callado. O pedido foi feito durante uma visita que o governador Geraldo Alckmin fez à região, quando ele passou também por Dirce Reis. “Nós entregamos ofícios nas mãos do governador, solicitando a intervenção do estado objetivando a execução das obras”. Ainda de acordo com Callado, na mesma visita, o governador teria ficado impressionado com o tráfego de caminhões pelas estradas da região.
“Quando a vicinal foi construída, não havia a previsão de que ela seria tão utilizada por caminhões pesados, o que acabou comprometendo as condições do asfalto. Por isso, eu acredito que isso vai ser levado em consideração pelos técnicos do DER ao elaborar o projeto para recuperação da estrada”, disse Callado. Ele enfatizou, ainda, que a estrada vicinal Vitório Prandi é bastante utilizada pelos produtores rurais da região. “Temos o maior interesse em manter essa importante via de acesso em perfeitas condições de tráfego, para atendimento à população das duas cidades e, principalmente, os produtores agrícolas”, finalizou Callado.