Simultaneamente ao recebimento dos carnes de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), alguns moradores resolveram promover uma criativa campanha contra a buraqueira que assola a cidade. Eles tiram fotografias dos seus carnês diante de ruas ou avenidas esburacadas e postam na internet.
Com a hashtag #JalesNoBuraco ou #IPTUnoBuraco, os contribuintes perguntam de forma bem humorada: “O meu já chegou. Pago ou não pago?”. E convidam outros a aderirem ao protesto: “Vamos participar da campanha. Poste a foto do seu IPTU e das melhorias que ele tem lhe trazido”.
Postada no último dia 9, a primeira foto, da avenida integração, alcançou quase 250 curtidas e 94 compartilhamentos em poucas horas.
Outra foto do jardim do Bosque seguiu o mesmo caminho e ultrapassou as 160 curtidas e 25 compartilhamentos. Boa parte dos comentários está acompanhada de foto de outras ruas esburacadas, formando uma corrente de protesto. “O meu veio com aumento. Sabe porque? Aumentaram os buracos”, comentou uma moradora.
“Gostei dessa campanha, assim que chegar o meu, participarei”, prometeu outra. “A Avenida da Integração está mesmo integrada a um BURACO enormeeeee”, reclamou uma terceira.
FATURA
A Prefeitura de Jales iniciou a distribuição dos carnês de IPTU no dia 19 de janeiro. Os 24.700 boletos serão entregues em domicílio e distribuídos por lotes.
Quem quisesse pagar em cota única tinha direito 10% de desconto e poderia pagar até 10 de fevereiro. O parcelamento em até 10 vezes tem vencimento no dia 10 de cada mês e não dá direto a descontos.
No mesmo dia, a prefeitura deu inicio à primeira operação tapa buracos do ano. A ação começou pela Avenida João Amadeu e, em seguida, por vias do quadrilátero central, incluindo a Avenida Francisco Jalles.
Porém, não se sabe se por conta da chuva ou de falta de material, a operação não foi vista nas ruas semana que passou.