Se você encontrar um livro na rua nesta terça-feira, dia 25 de julho, que pareça ter sido esquecido por alguém, pode levar para ler em casa sem peso algum na consciência. Ele foi deixado ali de propósito para que outra pessoa o achasse e tivesse a oportunidade de ler. Isso acontece porque a data celebra o “Esqueça um Livro, espalhe conhecimento”, um projeto inspirado no conceito do BookCrossing, movimento cultural surgido nos Estados Unidos que visa incentivar a leitura.
A Biblioteca Pública de Jales aderiu ao projeto e vai espalhar cerca de 50 livros pela cidade. “é simples, os adeptos do movimento deixam livros em locais públicos para serem ‘encontrados’ por outras pessoas, que lerão o livro e o ‘esquecerão’ em um novo local”, contou a responsável pela Biblioteca, Carla Fontana. O objetivo é simples, disse ela: “queremos, cada vez mais, incentivar a leitura e espalhar o conhecimento”.
Carla explicou que campanha é feita por vários voluntários de todas as partes do Brasil, que espalham o projeto e fazem com que ele aconteça naturalmente.
“Não existe segredo, no dia 25 de julho basta você ´esquecer´ livros nos lugares que escolher, após ter lido os que encontrou. Quem encontra, também leva para casa e depois esquece, fazendo com que o conhecimento se espalhe. É divertido e enriquecedor”, disse Carla, que aproveitou para sugerir: “Se torna mais legal ainda se os participantes escreverem um bilhetinho, direcionado para a pessoa que encontrá-lo”.