O 4º Batalhão de Polícia Ambiental com abrangência nas regiões norte e noroeste paulista, escolheu o feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, para deflagrar a Operação Enom em toda a sua área de atuação. A operação, cujo significado em aramaico é "fonte, nascente" (em referência ao local onde João Batista comumente realizava seus batismos, na região do Vale do Jordão) foi executada como parte dos eventos em alusão ao 26º aniversário de criação da Unidade, comemorado no dia 12 de maio.
Segundo o comandante do batalhão, tenente coronel Douglas Vieira Machado, foram empenhados 214 policiais militares ambientais distribuídos em 69 viaturas terrestres e 26 embarcações e ainda com o apoio das Bases de Rádio Patrulhamento Aéreo, para sobrevoo das APPs (Áreas de Proteção Ambiental) indicadas.
O resultado foi a abordagem de 917 pessoas, sendo que uma foi conduzida ao Distrito Policial e presa em flagrante delito. Com ela foi apreendida uma arma de fogo e munições. Foram fiscalizadas 205 embarcações, sendo que 4 barcos e 3 motores, 42 redes de pesca que totalizaram 1.878 metros, 3 tarrafas e 29 quilos de pescado foram apreendidos, sendo lavrados 20 Autos de Infração Ambiental por pesca e 2 por prática de caça, sendo apreendidas 10 aves silvestres e 6 gaiolas e alçapões.
Ainda de acordo com o comandante, a ação policial teve como finalidade a incrementação da fiscalização de atos de pesca predatória em áreas de interesse de pesca. “É certo que nos finais de semanas prolongados por feriados, a presença de pescadores amadores, embarcados e desembarcados é maior, principalmente nos mananciais existentes na área do 4º BPAmb, considerada região dos Grandes Lagos. Além disso, a operação teve a igual finalidade de intensificar a fiscalização de áreas de preservação permanente ligadas aos mananciais destinados ao abastecimento público de todas os municípios que abrangem a região em que a unidade está inserida, como áreas de veraneio com piscosos e importantes rios e reservatórios, atrativos tanto para a pesca quanto para o turismo rural, o que resulta no aumento expressivo de pescadores e turistas, que buscam descanso, entretenimento e lazer”, informou o tenente coronel.
Para maiores informações o Setor de Comunicação Social está à disposição pelo telefone (17) 3201-3600 / 3201-3651 ou pelo e-mail: 4bpambp5@policiamilitar.sp.gov.br.