A AVCC de Jales (Associação de Voluntários de Combate ao Câncer) já está vendendo na sede de seu Bazar anexo ao Hospital de Câncer de Jales, os Kits que dão direito a participar da quinta edição da Caminhada Passos que Salvam. O evento está marcado para o dia 27 de novembro e vai acontecer simultaneamente em diversas cidades brasileiras.
A Caminhada acontece em prol do Hospital de Câncer de Barretos e tem como objetivo conscientizar as pessoas na divulgação dos primeiros sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil que são facilmente confundidos no início com outras doenças da infância. Por falta de informação chega a fazer com que crianças cheguem muito tarde para o tratamento, quando geralmente não a mais tempo de cura.
Para a coordenadora da ação, Naima Kathib, ao participar da Caminhada, “você faz com que a população que não alcançamos desperte a atenção para esses sinais e ainda ajuda financeiramente o Hospital do Câncer de Barretos quando adquire o kit”.
A Campanha
Em 2012 foi realizada a primeira caminhada Passos que Salvam, quando 19 municípios do Estado de São Paulo e dois de Rondônia abraçaram a ideia, mobilizando a sociedade, empresas e entidades a participarem do evento. No ano passado foram 306 cidades de 12 estados que caminharam. Espera-se que este ano participem mais de 117 cidades de 12 estados.
Para participar basta comprar o kit composto por uma camiseta, um boné e um squeeze pelo valor de R$ 30,00. Mais informações podem ser adquiridas no Bazar da Sede da AVCC, que fica localizada na Av. Francisco Jales, anexa a Unidade do Hospital de Câncer de Barretos em Jales ou pelo telefone (17) 3621-1507.
Câncer Infantil
Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores, uma delas é desinformação dos pais, o medo do diagnóstico e a desinformação dos médicos.
Algumas vezes o diagnóstico é feito tardiamente porque a apresentação clínica e as características de determinados tipos de tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns na infância. O conhecimento acerca do câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido.
Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores. Estima-se que as taxas de cura variam de 0 a 60% em países menos favorecidos, mas que poderiam chegar a 80 a 90% se diagnosticadas precocemente e tratadas em hospitais especializados, como acontece em alguns centros internacionais. A maioria dessas crianças terá vida normal após o tratamento adequado.