Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Autoridades vão a Brasília pedir reabertura do JBS em Santa Fé

Date:

Com a intenção de lutar pela reabertura do Frigorífico JBS, que fechou as portas em Santa Fé do Sul na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, o prefeito da estância turística, Ademir Maschio (DEM), se reuniu com membros do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em Brasília, na quarta-feira, dia 8. O prefeito estava acompanhado do deputado federal Fausto Pinato (PP), articulador do encontro, Itamar Borges (PMDB), presidente da Câmara de Santa Fé, Marcelo Favaleça e pelo presidente da Associação Comercial e Sincomércio, Nório Kobayashi.

Ademir explicou que a reunião foi excelente e esclarecedora, e que o Cade está disposto a negociar com o frigorífico JBS para que ele volte a reabrir a planta de Santa Fé do Sul. “O Cade nos explicou que tentou fazer acordos e houve sim flexibilidade por parte deles, e que foi o JBS que descumpriu todas as condições. Minha luta é para que o frigorífico volte a operar e que essas famílias tenham seus empregos de volta”, concluiu o prefeito.

O deputado Fausto Pinato disse que o objetivo do encontro foi de aproximar os principais atores envolvidos no problema e encontrar a solução. 

A reunião articulada pelo deputado Fausto Pinato contou com a presença do prefeito de Cachoeira Alta (GO), Kelson Vilarinho, que também busca uma solução para o fechamento da unidade do JBS em seu município. “Esta é uma união de esforços para que esses trabalhadores não sejam prejudicados”, disse o deputado Pinato.

O Cade convocou a diretoria do JBS para, na manhã, quinta-feira, 09, em Brasília, uma nova reunião junto a diretoria do Cade, prefeito Ademir Maschio e autoridades. 

Entenda o caso

Funcionários que estavam retornando de férias coletivas que durou 30 dias, foram surpreendidos, na manhã do dia 2 de fevereiro, com a notícia do fechamento da unidade do Frigorífico JBS em Santa Fé do Sul. No total, aproximadamente 650 funcionários serão demitidos.

Em comunicado oficial entregue ao Sindicato dos Trabalhadores, assinado em nome de JBS S.A., a empresa afirma que o motivo do encerramento das atividades é uma decisão do Cade, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que inviabilizou as atividades da planta. O Cade informou que, para preservar a concorrência no mercado e defender o consumidor, impôs condições ao arrendamento da planta de Santa Fé do Sul efetivado pela JBS. Tais condições, de acordo com a assessoria de imprensa, foram negociadas e inseridas em um acordo, assinado pelo conselho e pela empresa.

A devolução do frigorífico de Santa Fé do Sul para os donos foi uma ordem do Conselho de Defesa Econômica. Isso porque, desde que a JBS arrendou a planta de Santa Fé do Sul, o Cade a obrigou a manter a mesma produtividade que a empresa anterior tinha no local. O objetivo era evitar que o maior frigorífico do mundo alugasse matadouros, tirando a concorrência dali, e deixasse os matadouros parados.

“Em outubro de 2016, o Cade constatou que essas condições não foram integralmente cumpridas pela JBS e pelo descumprimento do acordo a empresa foi obrigada a não operar a planta e devolvê-la ao arrendante”, diz a nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS