Entre os dias 13 e 15 de outubro, o vice-provedor da Santa Casa de Jales, José Devanir Rodrigues, o Garça e o membro da mesa administrativa, José Luiz Socorro, visitaram o gabinete de 31 deputados federais e de três senadores visando angariar recursos para o hospital. Na quarta-feira, 14, o prefeito Pedro Callado, acompanhado pelo chefe de gabinete Ivan Bertucci, também viajou a Brasília e se juntou ao grupo que entregou ofícios com solicitação de emendas parlamentares para a instituição.
A comitiva jalesense passou pelo gabinete dos senadores Aloysio Nunes Ferreira Filho e José Serra, ambos do PSDB e de Marta Suplicy, do PMDB. Entre os deputados federais visitados, o grupo passou pelos gabinetes de Fausto Pinato, Baleia Rossi, Vanderlei Macris, Edinho Araújo e de outros 27 parlamentares.
Garça e Socorro explicaram que o hospital não possui fins lucrativos e que depende exclusivamente de recursos federais, estaduais e, principalmente, da ajuda da população nas campanhas, eventos e doações para oferecer condições favoráveis de atendimento humanizado.
Para Garça, a visita foi proveitosa. Ele salientou que acredita no primeiro passo que foi dado. “Levamos o nome da nossa Santa Casa pessoalmente aos deputados federais e visitamos os três senadores de São Paulo. Por mais que as emendas demorem a sair, nós plantamos e agora devemos esperar a colheita”.
José Luiz Socorro contou que cada deputado recebeu um ofício solicitando emendas de R$ 500 mil reais para investimentos, custeios e reformas. “Os deputados que tem comprometimento maior com os municípios da região certamente destinarão emendas para Santa Casa. A expectativa é que os outros parlamentares preocupados com a saúde neste país também empenhem recursos”.
A proposta é de que os deputados façam a destinação de verbas entre meados de fevereiro e final de março do ano que vem. “Se a emenda for aprovada o contrato deverá ser assinado em 2016 e as liberações nos anos subsequentes”, finalizou Garça.
Além da verba específica para Santa Casa, o prefeito Pedro Callado solicitou emendas parlamentares para infraestrutura urbana (asfaltamento, recapeamento, guias e sarjetas). “Fomos muito bem recebidos pelos deputados e assessores. Apresentamos os nossos pedidos e vamos aguardar confiantes que eles sejam atendidos”, ressaltou o prefeito.