O que muitos temiam, começa a acontecer… Atletas muito conhecidos, em suas respectivas modalidades, começam a ameaçar não participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, por medo de serem contaminados com o Zika vírus. Não bastassem todos os outros problemas enfrentados pelo Brasil, este parece ser um dos mais relevantes.
Após um grupo de 150 pesquisadores e cientistas anunciar, em nota pública, que a organização e o comitê olímpico deveriam adiar a realização dos jogos, gente como Novak Djokovic – o número 1 do mundo no tênis – e o espanhol Pau Gasol – mítico jogador da NBA e da seleção de seu país – já comentam abertamente sobre suas dúvidas em participar.
Até mesmo o calendário de sorteios do jogo do bicho é feito com muita antecedência, quanto mais um evento de porte gigantesco – que envolve uma quantia fabulosa em sua organização – quanto uma Olimpíada. Quase 10 anos depois de o Brasil ser escolhido, um fato impossível de ser previsto pode colocar tudo por água a baixo.
"Estou acompanhando tudo. Tenho informação privilegiada pelos meus contatos com cientistas e pesquisadores dos Estados Unidos e Espanha e tento compartilhá-la com meus companheiros. Falei com muitos e sei que alguns estão pensando em ampliar a família e isto pode afetar seus planos de futuro", revelou Gasol.
Já Djokovic – que posou ao lado do brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga recentemente, antes do torneio de Roland Garros, do qual é um dos maiores favoritos a vencer – afirmou que: "No momento, os Jogos seguem no meu plano, nada mudou. Vamos ver o que acontece, mas é impensável que se cancelem os Jogos mesmo que, por sentido comum, tenha que se concluir que a saúde seja o mais importante pra qualquer um que estiver ali".
Resta, aos fãs de esportes, torcer para que tudo consiga acontecer com danos mínimos. Mais um improviso tipicamente brasileiro.