Atletas de Jales e região brilharam durante a primeira etapa do Campeonato Estadual de Karatê, disputado em Campo Grande (MS). No dia 21, os alunos do professor Sensei Edson de Freitas Resende conquistaram 7 medalhas de ouro e 4 de prata.
As medalhas de ouro foram conquistadas na divisão especial (faixas roxa à preta), por Bruno Takeda Morita, kumitê, masculino (10/11 anos); Evandro Morita, katá, masculino (+35 anos); Etyara Augusto, kumitê, feminino (10/11 anos) e pelo Sensei Edson, katá, masculino (18 a 35 anos). As medalhas de ouro na divisão de novos (até a faixa verde) foram conquistadas por Carlos Takeda, katá, masculino (+35 anos); João Pedro Hentz, katá, masculino (14/15 anos) e Isadora Perez, kumitê, feminino (14/15 anos)
Já as medalhas de prata foram conquistadas na divisão de novos por Gabriel Movio, kumitê, masculino (12/13 anos); Giovani Serra, kumitê, masculino (14/15 anos); Guilherme Ferreira, kumitê, masculino (sub-21) e Vitória Amaes, katá, feminino (12/13 anos).
O Campeonato Estadual da FKMS será realizado em três etapas e as próximas serão realizadas nos meses de junho e setembro de 2015. O professor observa que o campeonato é uma competição oficial reconhecida pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê), única entidade nacional de karatê reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação – Portaria nº 551 de 10/11/1987) como representante do Karatê Esportivo Oficial.
Com as conquistas nesta 1ª etapa, os atletas deverão compor a seleção estadual que participará do Campeonato Brasileiro, que será realizado entre os dias 24 e 26 de abril em Foz do Iguaçu (PR).
O professor sempre incentiva seus alunos a participarem de competições como forma de colocar em prática os ensinamentos adquiridos nos treinamentos, além disso, vê as suas participações em competições como oportunidades para aumentar sua experiência, de forma a proporcionar mais qualidade para o ensino do karatê na região. “Todo professor de karatê deve sempre participar de treinamentos e atividades externas, de modo a garantir a continuidade do crescimento nesta arte marcial”, comenta Sensei Edson referindo-se ao fato de não existir final de carreira no karatê, sendo um esporte com início, meio e continuidade.