Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Assessores do prefeito e vereadores discutem propostas para área azul

Date:

Na tarde da última segunda-feira, dia 10, o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana, Nilton Suetugo e o chefe de gabinete da pasta, Wellington Lima Assunção, se reuniram com vereadores na Câmara Municipal de Jales. O objetivo do encontro foi apresentar propostas de modificação do sistema de Área Azul, também chamada de Zona Azul do município.

Os vereadores Fábio Kazuto (PSB), Vanderley Vieira (PPS), o Deley, Bismark Kuwakino (PSDB), Adalberto Francisco de Oliveira (PMDB), o Chico do Cartório, além do presidente da Casa de Leis, Vagner Selis (PRB), o Pintinho, puderam discutir melhorias no trânsito na área central da cidade.

Entre as mudanças sugeridas estão a implantação de um sistema informatizado para fazer a cobrança do serviço e a ampliação da quantidade de vagas para estacionamentos de motos. De acordo com Niltinho Suetugo e Wellington Assunção, as propostas ainda serão encaminhadas à Câmara através de Projetos de Lei e analisadas de modo a atender as necessidades do município para, posteriormente, fazer a contratação da empresa que será responsável pelo sistema da zona azul. O procurador jurídico da Câmara Rodrigo Vitoriano também acompanhou a reunião.

O secretário Niltinho Suetugo disse que a intenção é promover a modernização do sistema de estacionamento rotativo. “Nossa proposta é lançar um edital, baseado em um termo de referência bem elaborado de controle feito por GPS, monitorada por uma central, que controla através das placas dos veículos. Ela terá um controle bem rigoroso sobre todas as vagas de estacionamentos registrados e oficializados pela Prefeitura”. O estacionamento rotativo, segundo Niltinho, funcionaria através de pontos de vendas de cartões, cartões de crédito ou sistema informatizado de venda através de telefone celular. “Toda a gama de tecnologia permitida será feita por uma empresa que eventualmente vença o processo licitatório que pretendemos abrir”.

Niltinho disse que a equipe da Prefeitura tem acompanhado empresas que já atuam na região e que o sistema é altamente confiável e eficaz. “Não existe forma de burlar o sistema modernizado de controle. Ele fará com que a fiscalização seja mais efetiva, já que a autuação é feita pelo agente de trânsito na Prefeitura e, naturalmente, vai gerar rotatividade nas vagas de estacionamento”. A empresa também será responsável pela sinalização viária dentro do perímetro estabelecido da Zona Azul. “Instalação de placas, sinalização de solo, demarcação de solo e também haverá readequação de toda a sinalização de todo o perímetro estabelecido, ou seja, carga e descarga, estacionamento de vaga rápida ou idoso, tudo será regulamentado através da legislação do COMTRAN e isso será um grande avanço para o município”.

Wellington Assunção comentou sobre o encontro com os vereadores e falou sobre os projetos. “A finalidade da proposta é unicamente disciplinar o estacionamento nos espaços públicos, oportunizando o uso racional das vagas para que o maior número possível de usuários possa usufruir do sistema em condições de igualdade”, ressaltou.

O chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento ressaltou que, “dessa forma estaremos melhorando a oferta de vagas no centro da cidade e contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana em nosso município. A proposta contempla uma Zona Azul 100% digital e acessível. Queremos uma Jales sustentável”, frisou.

Entenda o caso

Desde a manhã do dia 14 de junho, Jales está sem os serviços da Zona Azul, uma vez que a Prefeitura decidiu não prorrogar o contrato firmado em junho de 2012 com a empresa Soluções em Tecnologia de Trânsito Ltda, a Tetran, de Goiânia (GO). De acordo com o secretário de Planejamento e Trânsito, Niltinho Suetugo, a Prefeitura pretendia prorrogar o contrato com a empresa por pelo menos mais um ano. Apesar de responder que tinha interesse na prorrogação, a empresa não conseguiu apresentar até a data estabelecida pela Prefeitura – 12 de junho – como prazo final para renovação do contrato. De acordo com informações repassadas ao jornal A Tribuna, o prefeito Flá Prandi e o secretário Niltinho Suetugo foram surpreendidos com a informação de que a Tetran havia decidido não mais continuar prestando serviços em Jales. A interrupção dos serviços surpreendeu também os 21 funcionários que prestavam serviços à empresa em Jales, atuando como fiscais da Área Azul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Reunião discute projeto de limpeza de postes e remoção de cabos inutilizados em Jales

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano...

Secretaria de Obras intensifica ações de desobstrução em bocas de lobo e galerias pluviais

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal...

Decoração natalina 2024 terá dois túneis iluminados e tapete de grama

Ainda está em fase de conclusão o Processo Licitatório...

Prefeitura informa que contrato com a empresa Jales Park se encerra em 2028

Respondendo ao Requerimento nº 139/2024, de autoria do vereador...