A Associação de Pais e Amigos do Futsal de Jales (Apafuj), fundada em 1997, portanto, chegando à maioridade este ano, comemora o fato de, durante toda sua história, ter se dedicado ao trabalho com crianças e adolescentes, usando o futsal como ferramenta para formar cidadãos.
A entidade, reconhecida como de utilidade pública municipal, leva o nome de Jales para todo território estadual, ganhando prêmios de alta relevância esportiva como o Campeonato Paulista Sub 09 em 2011 e títulos de importância social, como os citados no livro “Ação Social em São Paulo – 23 Boas Práticas”. Esse trabalho tem tirado muitas crianças e adolescentes do mau caminho, servindo para socialização e inclusão dos alunos através do esporte.
Centenas de crianças e adolescentes já passaram pela associação e diversos se destacaram no esporte. Alguns alunos iniciaram aulas na Escolinha de Futsal da Apafuj com apenas 4 anos de idade e hoje são referência para outras crianças que estão despontando para o mundo da bola.
Os mais recentes destaques são os atletas Ynaiã Kairê Alves Cardoso e Layon de Lima, que hoje atuam na equipe sub 17 e sub 15 do Santos Futebol Clube (SP); Matheus Souza, que está jogando pelo Sub 17 do Fluminense (RJ); Felipe Beato, no Sub 17 da Penapolense (SP) e o garoto Bruno Alves, que com apenas 10 anos está sendo monitorado na equipe do Internacional de Porto Alegre (RS).
”Primeiramente sou grato a Deus por me proporcionar tudo que venho conquistando, e também a entidade Apafuj, onde com 4 anos comecei dar meus primeiros passos no futebol. Durante 9 anos na entidade tive momentos de felicidades, onde aprendi a ter disciplina, aprendi muito, e levo hoje para o Santos Futebol Clube todo o aprendizado que tive na minha passagem na Apafuj”, contou Ynaiã.
O garoto Layon também falou de sua experiência na Apafuj: “pra mim foi onde dei meus primeiros passos, não só no futebol, mas sim na minha educação como uma pessoa de bem e disciplinada”, revelou.
O trabalho da Apafuj se mostra muito importante para Jales e região. Ele é realizado por voluntários que dedicam seu tempo em prol de mais de 180 crianças que um dia poderão ser grandes atletas e grandes homens. “Neste ano de 2015, completamos 18 anos de fundação e assim gostaríamos de compartilhar nossas felicidades com toda a sociedade jalesense e, a partir do acompanhamento do nosso projeto, ganhar força para atingir objetivos maiores. Hoje possuímos nove 9 categorias, incluindo garotos de quatro a vinte anos de idade e para mantermos esse projeto contamos com parcerias com a Prefeitura municipal, empresas e principalmente do esforço dos pais que ajudam em promoções e eventos para obtenção de recursos. A Apafuj agradece o carinho e o respeito de todos os jalesenses e declara que sempre vai se dedicar ao máximo para honrar o nome de nossa cidade por onde passar. Queremos convidar a todos a nos conhecer e fazer parte do nosso projeto”, ressaltaram os membros da diretoria em nome de toda a equipe de voluntários.
Hoje a diretoria da Apafuj é formada por James Kleber Cardoso (presidente), Sandro Ribeiro dos Santos (vice-presidente), Wagner Pereira Martha (1º Secretário), Nilton Aparecido Marques de Oliveira (2º Secretário), Erison Roberto Belon (1º Tesoureiro) e José Eduardo da Silva (2º Tesoureiro). O Conselho Fiscal é formado por Antonia Rós Marques de Oliveira, Sidnei José Puerta Roldan e Adilson Neres, enquanto o Conselho Deliberativo é integrado por Rogério Silvio Pivoto (presidente), Hilton Alessandro Marques de Oliveira (vice Presidente), Neide Criado (secretária), Joel Geraldo Borges, Celio Aparecido de Lima, Cássio Venturini, Helder Souza Moreira da Silva, Carlos Eduardo Venturini, Valdecir Ferreira da Guia, Daniel Yuzo Mizutani, Everaldo Pereira Afonso, Wilson Sergio Furlan e pelos suplentes Bismark Kuwakino, Vinicius Romano Neres e Ederson José Garcia.