Domingo, Novembro 24, 2024

Ana Claudia Koga fala sobre Congresso que participou em Paris

Date:

Participar do 19º. IMCAS Annual World Congress 2017 realizado em Paris entre os dias 26 a 29 de janeiro realmente foi surpreendente. Não só pela grandiosidade do Congresso, mas pela qualidade científica apresentada nesse curso de imersão de 4 dias bastante exaustivos, mas enriquecidamente gratificantes. Com participantes vindos de 85 países diferentes e 200 companhias de exposição (lasers, aparelhos e materiais cirúrgicos e cosmiátricos) do mundo todo, este congresso ofereceu uma verdadeira oportunidade para atualização e aprofundamento de conhecimentos relacionados à medicina estética, procedimentos cirúrgicos e manejo de técnicas injetáveis, além do contato com modernos aparelhos dessa área. Participei de várias palestras e workshops relacionados à técnica de preenchimento facial e corporal.

Os avanços no entendimento da fisiopatologia do envelhecimento e da anatomia facial levaram a uma mudança de paradigma de se concentrar apenas no tratamento de rugas individuais e procedimentos de elevação (lift) para um paradigma holístico que considera toda a face e seu quadro estrutural. A aparência e restauração da face média, abrangendo da borda orbital até o lábio superior, é particularmente crítica no rejuvenescimento estrutural volumétrico, já que esta região manifesta grandementeos sinais da idade. A perda do suporte ósseo e compartimentos de gordura descendentes criam uma flacidez da face média e produzem vincos nasolabiais proeminentes. A perda de volume superficial e profunda pode levar à manifestação de rugas, sulcos e linhas, e os métodos que visam restaurar o volume perdido em ambas as características superficiais e profundas de suporte estrutural podem oferecer benefício no impedimento do processo de envelhecimento facial. 

Usando uma abordagem de rejuvenescimento estrutural com uma nova geração de preenchedores volumétricos, a verdadeira restauração facial pode ser alcançada apresentando resultados naturais e de longa duração. Palestras sobre as complicações de tais procedimentos e respectivos tratamentos também foram bastante abordados, sendo que quanto mais precocemente identificados e tratados de forma precisa, maiores são as chances de sucesso. Necrose da pele e cegueira estão entre as complicações graves. Novos pontos de tratamento com toxina botulínica não só para o embelezamento mas também para algumas doenças (assimetrias causadas por paralisias faciais e traumatismos, por exemplo) e complicações também foram temas de algumas palestras, bem como o tratamento de complicações, principalmente da ptose palpebral (queda da pálpebra), usando tecnologias. 

Um destaque no grupo de laser da Sociedade Francesa de Dermatologia foi o tema ACNE. Esta sessão focou 2 tópicos: o tratamento de cicatrizes de acne, com uma discussão de diferentes lasers fracionados, ablativos e não ablativos, seu potencial sinérgico, juntos, como  tratamentos combinados, mas também com adjunção de corticosteróides locais (drug delivery assistido por laser). Algumas terapias fotodinâmicas podem ser usadas para melhorar a acne progressiva. Foi discutido também o potencial de um procedimento promissor, e outro tipo de terapia fotodinâmica usando um laser de baixa potência em conjunto com a aplicação prévia de micropartículas de ouro, para tratar a acne ativa. O papel do laser é ativar as micropartículas de ouro/ sílica que podem alcançar, após a aplicação tópica, as glândulas sebáceas. Porém, esta tecnologia será lançada este ano na Europa, sem previsão para terras brasileiras. Um entendimento geral da fisiopatologia e avanços na dermatologia médica é crítico para a manutenção da prática avançada no campo da medicina cosmiátrica. Na linha de frente da saúde e aparência da pele, o dermatologista é capaz de fazer contribuições importantes não somente para a aparência do paciente, mas também para sua saúde e bem-estar. Daí a importância da atualização e especialização adequadas do profissional (dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com registro de qualificação) para um tratamento completo, seguro e eficaz para o seu paciente.

 

Dra. Ana Cláudia Koga- RQE: 53436

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS