Os alunos dos 1º anos A e B da E.M. Professor João Arnaldo Andreu Avelhaneda desenvolveram um trabalho a partir da sequência didática “Currículo em Ação – Ler e Escrever”, onde foi criado um mercadinho na escola, com o objetivo de proporcionar aos estudantes o aprendizado de cálculos matemáticos, através das contas de pagamento e troco das mercadorias.
Além disso, o projeto também possibilitou às crianças vivenciarem diversas situações de aprendizagem ligadas à construção do conhecimento, através de todas as atividades desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto.
Foram produzidos bilhetes, listas das categorias dos produtos no supermercado, organização dos profissionais que trabalham no local, etiquetas de preço, lista de compra, além de pesquisa para descobrir os valores dos produtos, criação de dinheiro de papel para realizar as atividades, entre outros aprendizados.
Além disso, todos os produtos em exposição no mercadinho organizado pela sala, foram feitos através de materiais recicláveis, através de embalagens descartáveis.
“Percebemos que com o desenvolvimento deste trabalho as possibilidades de aprendizagem seriam ainda mais significativas, auxiliando os alunos a expandirem seus conhecimentos matemáticos, organizacionais e até de leitura e escrita. A atividade foi coordenada pelas professoras Edineia Sant´ana e Leda Severino e foi um sucesso de participação, oportunizando o envolvimento e a participação dos alunos de toda a escola, que além de acolher o projeto, pode ampliar ainda mais seus saberes e conhecimentos”, contou a coordenadora da instituição, Tamara Viota.