Com o objetivo de proporcionar um processo de ensino-aprendizagem efetivo, a Faculdade de Tecnologia de Jales (FATEC) “Professor José Camargo”, oferece constantemente visitas técnicas a seus alunos, contribuindo, de maneira relevante, para a sua formação profissional. Uma delas foi realizada nos dias 28 e 29 de outubro, momento em que os alunos dos cursos de Tecnologia em Agronegócio e Gestão Empresarial, acompanhados de docentes, tiveram a oportunidade de conhecer o Porto de Santos.
A visita, que vem sendo planejada desde o início do ano, buscou contemplar diversas atividades realizadas por empresas, abordando desde o desembaraço aduaneiro, as operações alfandegárias, o fluxo dos diferentes operadores logísticos nos terminais de cargas, as tecnologias envolvidas, entre outros. Para acompanhar todos esses aspectos, foram visitadas as empresas Cia Bandeirantes, que trabalham principalmente com exportação, a Transbrasa, que tem foco nas importações, e a Gelog, que atua conforme as necessidades do mercado, tendo como ponto forte as estratégias para atender desde pequenos clientes a multinacionais de todos os países. Vale destacar que os alunos também participaram de uma palestra, ministrada por um dos gestores da Gelog, que mostrou a importância do porto para o país e o mundo.
Como parte da programação, os alunos foram acolhidos pela empresa Lanchas Fabiana, responsável pelo transporte dos auditores fiscais nos terminais do porto, já que têm a permissão de tráfego na área internacional, e fizeram parte de um trajeto em todos os terminais, tanto da margem direita como da esquerda, contemplando os seus 13 km de percurso, dividindo o espaço com grandes navios de todos os continentes.
A visita terminou com um passeio de escuna, onde os participantes receberam novas informações sobre a história de Santos, do porto e questões turísticas. A viagem foi organizada e coordenada pelos cursos de Tecnologia em Agronegócio e Gestão Empresarial, com a intermediação da professora Andrea Cristina dos Santos, da Etec Doutora Ruth Cardoso, de São Vicente.