Como forma de aprimorar e buscar ainda mais conhecimento, alunos do primeiro, segundo e terceiro semestre do curso de Tecnologia em Agronegócio da FATEC de Jales (Faculdade de Tecnologia), realizaram uma visita técnica à zona rural de Chapadão do Céu no Estado de Goiás.
A viagem ocorreu no dia 7 de março e, na oportunidade, os universitários passaram pela Fazenda Novo Milênio. O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma experiência prática junto aos processos produtivos e de gestão agropecuária de um grande centro produtor de grãos e fibras.
No local foram abordados temas como gestão de empresa rural, agricultura de precisão, técnicas de manejo e colheita de soja e comercialização de grãos. Os alunos viajaram na companhia dos professores mestres João Vitor Ferrari e Dejanira Facioni, docentes da Fatec Jales.
Agricultura de precisão
A Agricultura de Precisão (AP) é um tema abrangente, sistêmico e multidisciplinar. Não se limita a algumas culturas nem a algumas regiões. Trata-se de um sistema de manejo integrado de informações e tecnologias, fundamentado nos conceitos de que as variabilidades de espaço e tempo influenciam nos rendimentos dos cultivos.
A agricultura de precisão visa o gerenciamento mais detalhado do sistema de produção agrícola como um todo, não somente das aplicações de insumos ou de mapeamentos diversos, mas de todo os processos envolvidos na produção.
Mas a AP não está relacionada somente ao uso de ferramentas de alta tecnologia, pois os seus fundamentos podem ser empregados no dia-a-dia das propriedades pela maior organização e controle das atividades, dos gastos e produtividade em cada área.