Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Aluna de Jales representará São Paulo no projeto Jovem Senador

Date:

A aluna Lana Lima de Oliveira, da primeira série do Ensino Médio da Escola Estadual “Carlos Arnaldo Silva”, de Jales, foi a vencedora, no Estado de São Paulo, do projeto Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal, que seleciona, através de um concurso de redação de alcance nacional, os 27 estudantes – um de cada unidade da federação – que irão vivenciar, durante uma semana, o trabalho dos senadores em Brasília. O projeto foi criado em 2011 e, nesta edição de 2015, mobilizou mais de 267.000 alunos matriculados no Ensino Médio das escolas públicas de todo o país, com até 19 anos. Segundo o site do Senado Federal, nada menos que 84.769 redações concorreram aos prêmios, na edição deste ano.

Para chegar ao posto de representante do Estado de São Paulo no projeto Jovem Senador, Lana, que mora com a família no Conjunto Habitacional “Dercílio Joaquim de Carvalho”, percorreu um longo caminho. Inicialmente, ela concorreu com outras duas redações na própria escola onde estuda. Depois, sua redação concorreu com outras redações de alunos vinculados à Diretoria de Ensino de Jales. Vencedora destas duas etapas, Lana concorreu, então com representantes de todas as regiões do estado, tendo sua redação “A política nos tempos das redes sociais”, escolhida como a melhor.

Nesta edição, os professores orientadores das redações selecionadas poderão viajar a Brasília, junto com seus alunos, para participar de uma programação específica na capital. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 6.045 professores orientadores. No caso de Lana, o orientador foi o professor de História, Sílvio Luiz Lofego. Ambos tiveram o incentivo do diretor Luís Especiato e dos demais professores da escola. Especiato conta que Lana é uma excelente aluna, com muita facilidade para escrever. “Nós realmente a incentivamos a se inscrever no concurso, porque conhecíamos o potencial da Lana e sabíamos que ela poderia nos representar muito bem”. 

De seu lado, o professor Sílvio Lofego destacou que Lana, além de escrever bem, tem outras virtudes. “Além de seu talento para a redação, a Lana é uma ótima desenhista. E, apesar da pouca idade, ela é uma pessoa que já demonstra grande capacidade de liderança, como presidente de um clube de jovens”, disse o professor. Para o professor, “Lana simboliza, de certa forma, a participação da mulher na política, que, no Brasil, ainda é um campo amplamente dominado pelos homens. Estamos, então, duplamente felizes: primeiro, por ter uma aluna nossa destacando-se entre as melhores. Segundo, devido à importância que, simbolicamente, sua participação representa para conquistas futuras”.

Lana aguarda, com relativa ansiedade, a hora de ir para Brasília. A próxima etapa do programa está marcada para o período de 16 a 20 de novembro, quando os jovens senadores dos 27 estados participarão das sessões do senado e poderão sugerir projetos de lei. Das diversas sugestões legislativas dos 135 jovens senadores que participaram das cinco edições anteriores do projeto, pelo menos duas delas já foram aprovadas pelo Senado e enviadas à Câmara Federal, para aprovação dos deputados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Jalesense assume a Presidência do Tribunal de Justiça do MS

O Poder Judiciário do Estado do Mato Grosso do...

Pesquisa para prefeito de Jales aponta Luis Henrique com 63,2% e Dr.Penariol com 4,8%

O SBT Interior publicou na última quarta-feira,28 de agosto,...

UNIJALES celebra 54 anos de história com muita música e show pirotécnico

Na segunda-feira, 25 de março, o Centro Universitário de...