O governador Geraldo Alckmin esteve na região, no sábado 5 de março, para inauguração de creches em Santa Albertina e Mesópolis, assinatura de contrato em Pedranópolis e inauguração do novo sistema de água no município de Macedônia. O prefeito de Jales, Pedro Callado, acompanhou as inaugurações nas duas primeiras cidades e aproveitou a oportunidade para solicitar ao governador, a colaboração no sentido de agilizar a liberação de recursos financeiros que garantam obras de pavimentação e recapeamento asfáltico da cidade.
Após conversa com o deputado federal Fausto Pinato, durante o trajeto de carro entre Votuporanga e Santa Albertina, Alckmin se reuniu com Callado em uma padaria da cidade, durante pausa para um café. Acompanharam o prefeito, o chefe de gabinete Ivan Bertucci, o secretário de Desenvolvimento e Promoção Social, Carlos Cardoso, o Cardozão e o vereador Tiago Abra. Segundo Bertucci, “o governador telefonou na hora, na nossa frente, para o diretor do Desenvolve SP, Milton Melo, e determinou agilidade e celeridade no processo de liberação do financiamento que Jales pleiteia junto ao órgão”. O prefeito tenta empréstimo junto à Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) no valor de R$ 8,5 milhões, com juros de 12% ao ano e prazo de 7 anos para pagamento.
Segundo o prefeito Pedro Callado, o dinheiro seria suficiente para resolver boa parte dos problemas com o asfalto. O chefe do poder executivo jalesense explicou ainda, que as parcelas do empréstimo – cerca de R$ 30 mil mensais – seriam pagas mediante a redução de algumas despesas.
O governador chegou a enfatizar sobre a iniciativa da Prefeitura de Jales durante entrevista para a Rádio Assunção. “Sentimos firmeza na palavra do governador e temos grandes esperanças de que ele nos ajude a acelerar o processo de liberação dos recursos que pedimos a Desenvolve SP para serem investidos em obras de recapeamento e pavimentação asfáltica em Jales. A população clama por asfalto não é de hoje e o prefeito Pedro Callado têm, incansavelmente, buscado soluções para este problema que atinge diversos bairros da cidade”, disse o chefe de gabinete do prefeito, Ivan Bertucci.