Quarta-feira, Novembro 27, 2024

Agricultura avalia que estradas rurais resistiram bem à chegada das chuvas

Date:

O período de chuvas de 2022 começou definitivamente nesta semana. Choveu significativamente na segunda, terça e quarta feira (26,27 e 28 de setembro). Registros da Estação meteorológica automática instalada na Escola Agrícola e pertencente ao CIAGRO, mostram que o volume foi de 44,2mm, com previsão de mais chuva na sexta, 30. Mas não houve registros de danos importantes nas estradas rurais sob responsabilidade do município. 


Segundo a secretária de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e meio Ambiente, Sandra Gigante, há 29 pontos críticos na rede de estradas rurais. Boa parte deles passou por reparos e três deles foram totalmente refeitos. “Onde nós atuamos, está tranqüilo. Recebemos um vídeo de um produtor rural mostrando a estrada por onde eles não conseguiam passar quando chovia e que, depois da nossa intervenção, eles conseguem passar normalmente. Era um problema que já durava 40 anos”.
Apesar da constatação positiva, a secretária prevê que sob chuvas mias intensas, alguns pontos podem registrar problemas, já que a malha viária rural é muito grande e a maior parte ainda não recebeu intervenção do município. 


“Não estamos apenas passando a máquina. Estamos realmente fazendo a estrada e onde a gente fez está tranqüilo, os produtores estão conseguindo passar. O prefeito Luís Henrique determinou que a gente faça as estradas e deixe elas transitáveis, portanto temos muitos trabalho pela frente. São estradas que há décadas os produtores enfrentam dificuldades durante as chuvas, então a gente pede um pouco de paciência porque esse serviço demora 30, 40 ou até 60 dias para ser concluído”, disse. 


NOVA PONTE
Uma boa notícia para os produtores rurais é a abertura de uma licitação para a construção de uma nova ponte de concreto na Estrada Municipal JAL – 434, no Ribeirão Lagoa Seca. 
A licitação na modalidade tomada de preços servirá para contratar uma empresa especializada, para construção de uma ponte de concreto armado, com dimensões de 6,00m x 11,80m x 4,00m, e área de 70,80m2.


O valor inicial do certame é de R$ 565 mil, mas como se trata de disputa com julgamento através do menor preço global, a expectativa é que o custo final seja menor.  
A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está prevista para o dia 19 de outubro às 09h30.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Sofá, banco de carro, pneu, roupa e até panelas. Prefeitura encontra de tudo nos bueiros

Preocupada com o grande volume de chuva que caiu...

Apenas 5,6% da população jalesense vive na zona rural, diz IBGE

Dados divulgados pelo Censo Demográfico 2022 na semana passada,...

Reunião discute projeto de limpeza de postes e remoção de cabos inutilizados em Jales

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano...

Secretaria de Obras intensifica ações de desobstrução em bocas de lobo e galerias pluviais

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal...