Na última sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Jales, no dia 21 de agosto, o vereador João Zanetoni (PSB) questionou a Prefeitura se é possível inserir no sistema de pagamento de IPTU a atualização de juros e multas, para facilitar o pagamento de parcelas em atraso.
Atualmente, as parcelas vencidas do IPTU só podem ser pagas após o munícipe procurar o setor de tributação da Prefeitura, para que sejam feitos os cálculos de juros e multas.
Para Zanetoni, o pagamento seria mais fácil se essa atualização fosse feita de forma automática, para contas com vencimento de até 30 dias, sem a necessidade de procurar o setor de tributação, motivo pelo qual deixam de fazer o recolhimento.
O vereador explicou como a mudança no sistema facilitaria o pagamento do imposto. “Todo documento que você vai pagar tem um vencimento, mas após o vencimento, você tem, ainda, 30 dias para que ele venha a ser pago em outro local, diferente do carne do IPTU. Quando ele é vencido, você tem que voltar à Prefeitura para que seja calculado e sair para pagar”.
O vereador indagou se é possível fazer tais mudanças e se estarão disponíveis para o pagamento do IPTU 2018.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).
Isabela F.