“Com Maria nos libertamos de novas escravidões”, será o tema central da 33ª Romaria Diocesana de Jales, marcada para dia 20 de agosto. O evento, um dos mais esperados pelos fiéis da Igreja Católica na região, vai festejar Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Diocese e se destacará por ocorrer no Ano Mariano, quando a Igreja celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, ocorrida no tempo da longa escravidão negra no Brasil.
Durante o processo de preparação da Romaria, a equipe de subsídios produziu um pequeno livro e quatro encontros, além de uma celebração para serem vivenciados nos grupos de quarteirões. Os sete setores pastorais da Diocese de Jales preparam pequenas peregrinações às igrejas e capelas dedicadas a Nossa Senhora Aparecida.
De acordo com os organizadores da Romaria, a Igreja tem papel importante na sociedade em promover fraternidade e justiça, em busca de vida digna para todos, sem distinção de cor, raça, credo. Segundo eles, a Diocese de Jales, em união com seu povo, clama por libertação das novas escravidões, realizando assim sua missão como igreja em saída e em busca do bem comum.
“Hoje estamos submetidos a novas escravidões causadas sobretudo pelo atual sistema econômico, cujo centro é o dinheiro, não a pessoa humana. Enquanto os organismos financeiros lucram altamente, a miséria assolada grande parte da população. Ladrões que fazem suas tocas em nossos governos, defendem interesses de conglomerados econômicos e retiram direitos da classe trabalhadora. Nossa “casa comum” está sendo degradada e devastada”, ressaltou o Bispo Dom Reginaldo Andrietta.
Cada setor pastoral produziu um clamor em forma de oração para poder manifestar a luta do povo pela libertação, que será clamado durante toda a romaria.
A Romaria
A 33ª edição da Romaria Diocesana de Jales está marcada para o domingo, dia 20 de agosto. A concentração começa por volta das 13 horas, com a acolhida dos fiéis feita no Recinto de Exposições Vereador Juvenal Giraldelli (FACIP). A partida acontece às 14 horas, seguindo pela Avenida Salustiano Pupim, Rua 2, Rua 11, até chegar na Catedral de Jales, onde será celebrada a Missa Campal, presidida por Dom Reginaldo e concelebrada pelos padres da Diocese. O bispo emérito de Jales, Dom Demétrio Valentini também participará da romaria. Esta será a segunda edição da Romaria presidida pelo bispo Dom Reginaldo.
Como nas edições anteriores, durante a Missa Campal acontece a proclamação do Evangelho Cantado e a Benção das Águas, onde os padres que participam da Romaria se dirigem para o meio da multidão e abençoam os fiéis.
Idosos e as crianças que não tiverem condições de acompanhar o trajeto poderão assistir a Romaria através de telões instalados na igreja. A Polícia Militar vai garantir a segurança do evento e a Sabesp realizará, mais uma vez, a distribuição de água.