Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho, relativos ao mês de junho, divulgados na segunda-feira, 17, mostram que Jales obteve o pior resultado do ano, com o fechamento de 111 postos de trabalho, resultado de 294 demissões e 183 admissões. O setor da Agropecuária, com 109 empregos fechados, foi o principal responsável pelo resultado negativo de Jales. Mesmo com o mau desempenho de junho, Jales fechou o semestre com a geração de 216 novos empregos com carteira assinada, resultado que, na região, só foi melhor que o de Santa Fé do Sul.
Santa Fé do Sul até que foi bem em junho, com a abertura de 98 novos empregos, mas, devido aos resultados negativos dos meses anteriores, fechou o semestre com 544 empregos a menos. Fernandópolis, de seu lado, apresentou resultado negativo em junho, com o fechamento de 92 postos de trabalho, a maioria deles no setor da Construção Civil, mas, mesmo assim, chegou ao final do semestre com saldo positivo de 306 novos empregos formais. O melhor desempenho da região continua sendo o de Votuporanga, que, em junho, abriu 373 novos empregos formais, a maioria deles no setor de Serviços. Com esse resultado, Votuporanga fechou o semestre com 1.200 novos empregos a mais.
Votuporanga é uma das melhores do estado
Votuporanga é a 16ª colocada do estado de São Paulo no ranking das cidades que mais empregaram no semestre. Segundo o CAGED, no mês de junho foram 1.104 admissões contra 731 demissões, num acumulado nos últimos seis meses de 5.816 empregados admitidos e 4.617 desligados. “Claro que a maior parcela deste saldo positivo, vem do setor de serviços, com 287 novas vagas criadas em junho, porém, é preciso salientar que Votuporanga apresentou números positivos no setor da Construção Civil, com a geração de 44 novos empregos, no Comércio, com 29 e na Indústria de Transformação, com 18”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rolando Nogueira.
Segundo Rolandinho, “na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento da geração de empregos em Votuporanga é ainda mais acentuado: 497 contra 1.200”. O secretário destacou, ainda, que “hoje já podemos observar um movimento muito grande de pessoas de outros municípios sendo atraídas para cá, em busca de emprego, o que denota uma economia forte, além de qualidade de vida”.