Depois de três meses seguidos de resultados positivos na geração de empregos, Jales apresentou saldo negativo em maio, com o fechamento de 11 postos de trabalho com carteira assinada, resultado de 216 admissões e 227 demissões. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na quarta-feira, 21. A maioria dos empregos fechados em Jales, durante o mês de maio, foi no setor da Agropecuária.
Apesar do resultado negativo de maio, a criação de empregos formais em Jales, nos primeiros cinco meses do ano, continua sendo, proporcionalmente, uma das melhores do estado. Os dados do CAGED mostram que, de janeiro a maio, Jales produziu 337 empregos com carteira assinada. O saldo poderia ser melhor se o setor de Comércio – o grande gerador de empregos em Jales, nos últimos anos – não estivesse atravessando um momento desfavorável. Neste ano, o setor de Comércio já fechou 90 vagas com carteira assinada. No mesmo período, o setor da Agropecuária gerou 392 novos empregos.
Na região, Votuporanga continua liderando a geração de empregos. Em maio, o vizinho município abriu 50 novos postos de trabalho, totalizando 827 empregos criados nos cinco primeiros meses de 2017. Em Votuporanga, os setores de Serviços (652 novas vagas) e da Indústria (171) são os maiores geradores de empregos. Em contrapartida, o setor de Comércio fechou 72 postos de trabalho.
O pior desempenho, entre os principais municípios da região é o de Santa Fé do Sul, que fechou apenas 04 empregos em maio, mas, nos cinco meses do ano já fechou nada menos que 644 postos de trabalho, boa parte por conta do fechamento da filial do Frigorífico JBS naquela cidade. O setor da Indústria, com saldo negativo de 622 empregos fechados e o Comércio, com 48 empregos a menos, apresentam os piores desempenhos em Santa Fé do Sul. Fernandópolis – assim como Jales e Votuporanga – também apresenta bom desempenho na geração de empregos. Em maio, a economia fernandopolense produziu 25 novos empregos formais, resultado de 472 admissões e 447 demissões durante o mês.