No ano em que comemora seu décimo aniversário, a Fatec Jales “Prof. José Camargo” recebeu mais uma boa notícia: a renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio, pelo prazo de cinco anos.
Da mesma forma que as demais faculdades estaduais, como Unesp, USP e Unicamp, a Fatec não está vinculada ao Ministério da Educação – MEC, e sim ao Conselho Estadual de Educação. O tempo de renovação do reconhecimento de cinco anos é o máximo que um curso pode receber, o que enaltece ainda mais o mérito de toda equipe diretiva, de docentes e dos alunos da instituição.
O Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio foi o primeiro a ser instalado na Fatec Jales, formando em julho de 2017 a sua décima quinta turma de tecnólogos. Estes profissionais vêm se destacando no mercado de trabalho, atuando como gestores de empresas do Agronegócio, que hoje é um dos setores mais importantes da economia nacional.
De acordo com matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo em maio deste ano, o setor agropecuário representa uma fatia de 75% do crescimento da atividade econômica em 2017 no Brasil. Sem ele, ao invés dos modestos 0,47% de alta do Produto Interno Bruto – PIB do país, a projeção seria de 0,12%, segundo o jornal.
Ainda com o alto potencial, o setor possui diversos gargalos, como problemas logísticos, perdas no campo, alto custo de produção, dificuldades de comercialização, entre outros.
O profissional com formação em Agronegócio, possui competências como capacidade para aplicar tecnologias e conhecimentos sobre produção vegetal, animal e agroindustrial; planejamento estratégico; análise e controle de custos de produção; marketing; finanças; gestão da qualidade; políticas agrícolas; organização empresarial; planejamento e controle da produção; gestão de recursos humanos; empreendedorismo; legislação; análise de investimentos; logística; gestão ambiental; tecnologia da informação; administração de estoques; contabilidade; comércio internacional; procedimentos de exportação; políticas agrícolas e desenvolvimento de produtos. Isto faz do Tecnólogo em Agronegócio um gestor capacitado para fazer uma tomada de decisão assertiva nas empresas do setor, proporcionando maior crescimento e competitividade para estas.
Entre as empresas que possuem diplomados do curso de Agronegócio, estão a John Deere, Benassi, Cofco, Eldorado, Frutícola Costa Mello, Frigosul (Aparecida do Taboado), Frizelo (Juti-MS) além de diversas revendas de insumos agrícolas e instituições financeiras. Também possui profissionais em instituições de ensino, como alunos em programas de mestrado e doutorado e empreendedores que atuam em sua própria empresa.
Todo o sucesso que o curso vem conquistando ao longo destes dez anos, é dividido com a comunidade, que é contemplada com profissionais capacitados e aptos para prosperarem e crescerem junto com a região.
Weber Kitayama