Após a confirmação, na última semana, do segundo caso de febre amarela em macacos, em Fernandópolis, a população de Jales fica em estado de alerta, mas, pelo menos por enquanto não há com o que se preocupar. Nunca na história de Jales, foram registrados casos de animais mortos por febre amarela, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.
Os dois casos suspeitos e avaliados, um registrado em novembro do ano passado e outro em janeiro deste ano, deram negativo. Os exames foram realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.
No início do mês de novembro de 2016, um macaco foi encontrado morto por moradores no bairro da Rosalina, zona rural de Jales. “Depois da confirmação de um macaco morto por febre amarela em Rio preto no ano passado, foi orientado pela Sucem e pela Vigilância Epidemiológica do Estado, que todos os municípios que encontrassem macacos mortos deveriam fazer a notificação e mandar o animal para análise”, disse a profissional de informação, educação e comunicação da Secretaria de Saúde, responsável pela vigilância epidemiológica Municipal, Vanessa Luzia da Silva Tonholi.
O segundo foi encontrado na Rua Suécia, na Subida Preta, zona urbana do município, no dia 29 de janeiro, com sinais de atropelamento. Vale lembrar que o macaco não é transmissor nem vetor da doença. Assim como o ser humano, ele é apenas vítima e as mortes são sinais de que o vírus pode estar circulando pela região onde ele foi encontrado.
“A Secretaria de Saúde de Jales continua vacinando contra a febre amarela e orientando a população sobre a doença. Estamos confeccionando panfletos com informações relevantes sobre a doença, diagnósticos, prevenção e logo estaremos distribuindo. Tivemos uma procura muito grande por vacinas e ainda estamos vacinando contra a Febre Amarela. As pessoas podem procurar as salas de vacinação mais próximas de suas residências para realizar a imunização”, ressaltou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Jales, Renata Forti Rachieli. Para ser vacinada, a pessoa deve portar documento de identidade (RG) e a carteirinha de vacinação.
As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do Roque Viola, Paraíso, São Jorge, Jacb, Arapuã, Novo Mundo e no Núcleo Central de Saúde possuem salas de vacinação que funcionam das 7 às 11 horas.
O telefone da Secretaria de Saúde é 3632-7310 e o do Centro de Zoonoses é 3621-1733.