O deputado estadual Itamar Borges (PMDB) pode estar seguindo os passos do seu padrinho político, o atual prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB), e preparando a sua candidatura a deputado federal. Ambos iniciaram a carreira política em Santa Fé do Sul e se tornaram deputados estaduais.
Itamar já está fazendo sondagens sobre a aceitação de seu nome entre correligionários e possíveis aliados de outros partidos, com os quais pode estabelecer as famosas parcerias conhecidas como “dobradinhas”. Itamar se candidataria a deputado federal em 2018, trocando apoio com candidatos a deputado estadual. Na região e fora dela. A prática é comum e, em alguns casos, funciona até com apoio financeiro e um candidato figura como doador da campanha de outro.
Itamar estaria de olho no espaço deixado pelo próprio Edinho – que se elegeu prefeito de Rio Preto, e por Rodrigo Garcia (DEM), que pretenderia se candidatar a senador ou vice-governador, já que tem prestígio junto ao grupo do governador Geraldo Alckmin, possível candidato a presidente.
Dentro do partido, aliados confirmam a pretensão de Itamar, mas negam que a decisão esteja tomada. Segundo os peemedebistas, o famoso “beijoqueiro” estaria apenas fazendo sondagens. A decisão dependeria do futuro político de outras peças do tabuleiro político.
Por e-mail, a Assessoria informou que “o deputado Itamar Borges não tem nenhuma posição definida ainda sobre as próximas eleições”.