O vereador Tiago Abra (PP) aproveitou Sessão Ordinária realizada recentemente na Câmara Municipal, para apresentar um requerimento endereçado à Prefeitura Municipal, questionando sobre rompimento de contrato com a empresa “Meta Pública”.
A “Meta Pública” prestava assessoria contábil, financeira e orçamentária para o Executivo. De acordo com o vereador, os serviços prestados pela empresa sempre primaram pela eficiência, já que nunca resultaram em problemas para os diversos prefeitos que se utilizaram dos serviços.
No documento apresentado, o vereador questiona quais contratos na área da Secretaria Municipal da Fazenda não foram renovados ou foram rompidos pela gestão atual. Abra também indaga se, com o rompimento dos contratos, serão realizadas licitações para contratar outras empresas para prestar esses mesmos serviços.
O Requerimento foi discutido e aprovado por unanimidade em Plenário e encaminhado para a Prefeitura, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).
Cargos em comissão
Dando sinais de que pretende fiscalizar de perto os atos da administração do prefeito Flávio Prandi Franco (DEM), o Flá, o vereador Tiago Abra apresentou também o requerimento nº13/2017, questionando o Poder executivo sobre os cargos em comissão, aqueles de livre nomeação feita pelo chefe do poder executivo.
Abra solicitou do prefeito encaminhar cópias de todas as portarias emitidas a partir do dia 1º de janeiro até a presente data, referentes às nomeações de cargos em comissão. O vereador quer ainda informações sobre os nomes de todos os secretários municipais e chefes de gabinete nomeados pelo prefeito.
No início do seu mandato, o prefeito Flá chegou a anunciar para a imprensa local que nomearia apenas os secretários de Fazenda, Nivael Brás Renesto, de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana, Niltinho Suetugo, de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, a Cidinha e de Educação, Lourdes Marcondes Rezende.
Na aba “secretarias municipais” do site da Prefeitura, estão anunciados, porém, além dos quatro nomes, o do secretário de administração, Francisco Melfi e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Hilário Pupim. Também foi nomeado para o cargo de chefe de gabinete do prefeito, uma espécie de braço direito, o servidor Admildo José Ferreira dos Santos, que durante anos ocupou o cargo de diretor de divisão na Procuradoria Geral do Município.
O jornal A Tribuna apurou que Flá ainda nomeou alguns chefes de gabinete. A ex-secretária de saúde do governo Pedro Callado, Patrícia Albarello, ocupa a chefia de gabinete na mesma pasta. Na secretaria de Planejamento, Wellington Lima Assunção foi mantido pelo prefeito Flá, que que também ocupou o cargo durante a curta gestão de Callado.
Na secretaria de Obras, a chefia de gabinete é ocupada pelo ex-secretário, também durante a administração Pedro Callado, Manoel Andreo de Aro.
As únicas pastas que ainda não possuem secretários ou chefes de gabinete são Desenvolvimento e Promoção Social, Comunicação e Esportes, Cultura e Turismo.