Para passar o tempo e amenizar o sofrimento enfrentado no tratamento contra o câncer, pacientes do Hospital de Câncer de Barretos – Unidade III Jales, encontraram uma forma divertida e alegre em período de Carnaval. Eles estão abusando da criatividade para produzirem máscaras que serão usadas na festa mais popular do Brasil.
Sinônimo de alegria, diversão, folia e cor, o carnaval pede acessórios feitos com materiais cheios de brilho e cores. Tudo é válido, desde lantejoulas e glitter (material brilhante e colorido), até fitas e plumas. “Até material inusitado estamos usando, como o grão de milho”, contou uma das pacientes.
Para Maria Aparecida Ferreira, paciente que mora em Paranaíba-MS, o projeto é muito interessante. “Eu estou adorando a ideia, achei realmente o máximo. Ontem mesmo eu cheguei mais cedo para minha consulta e foi essa atividade que me ajudou a passar o tempo. Assim a gente se distrai”, afirmou.
“Nos sentimos tão bem aqui que nem dá vontade de ir pra casa. Uma coisa tão simples como produzir nossas máscaras de Carnaval, já faz nosso dia melhor”, agradeceu a acompanhante Leda Maria Pereira, de Ilha Solteira.
Foram montados três pontos de confecção das máscaras: na recepção da Radioterapia, na Oncologia Clínica e no alojamento. O objetivo da atividade é despertar a imaginação e mostrar que, mesmo passando pelo tratamento contra o câncer, eles também podem se divertir com a folia.
As máscaras serão utilizadas pelos pacientes para comemorar no Baile de Carnaval, programado para acontecer no dia 22.
O projeto é uma iniciativa do Grupo de Humanização composto pelos setores de Educação Continuada, Qualidade, Captação de Recursos, Ouvidoria, Assistência Social, SESMT – Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho, Imprensa, AVCC, Recursos Humanos e colaboradores do Hospital.