O jornal A Tribuna vai completar 29 anos de fundação na próxima quarta-feira, dia 8 de fevereiro e tem motivos de sobra para comemorar. Uma série de transformações marcou a história do jornal que se tornou referência e destaque em toda a região. Desde 1988, foi qualificado como pioneiro na implantação de tecnologia para a produção de jornais e realizou investimentos pesados em equipamentos tecnológicos próprios, fazendo da empresa uma das líderes de mercado na atualidade.
O jornal nasceu com a marca “Opções News” e antes de ser batizado oficialmente com o nome atual de “A Tribuna”, se chamou “A Tribuna de Jales”. Um fato comum marcou, porém, as três etapas do jornal: sempre foi pautado na ética, imparcialidade e verdade. “Fomos apenas expandindo nosso enfoque para uma cobertura regional, inovando e imprimindo nossa posição de vanguarda”, contou Franley Garcia Machado, fundador de A Tribuna.
Com a chegada do editor Paulo Reis Aruca, em 1997, a linha editorial de A Tribuna passou por significativa adequação, que aliada à credibilidade mostrada pela disposição de sua equipe, resultou no apontamento feito por importantes institutos de pesquisa como um dos jornais mais lidos na região. Em dezembro de 2016, a população jalesense elegeu A Tribuna o melhor jornal do ano através do Prêmio Destaques do Ano, promovido por uma séria agência de publicidade da cidade.
“Nossa filosofia é um constante investimento na empresa, visando sempre a qualidade gráfica e editorial do jornal, paralelamente à eficácia também na impressão de jornais de terceiros e de uma completa linha de produtos gráficos”, disse o fundador de A Tribuna, Franley Garcia Machado.
Hoje, A Tribuna possui uma tiragem de 3.500 exemplares e leitores em Jales, Dolcinópolis, Santa Albertina, Paranapuã, Urânia, Santana da Ponte Pensa, Pontalinda, Mesópolis, Aparecida d’Oeste, Marinópolis, Palmeira d’Oeste, São Francisco, Dirce Reis, Santa Salete, Vitória Brasil, Aspásia e Turmalina. O jornal também é o de maior conteúdo na região, circulando com três cadernos e uma média de 28 páginas, sendo 18 delas em policromia.
A transformação pela qual passou o mercado jornalístico brasileiro e no mundo está evidente na história do jornal A Tribuna, desde a sua fundação, com incremento nas várias etapas de modernização em sua redação, diagramação, composição, editoração e impressão. Desde os tempos do sistema de linotipia, utilizado na impressão do primeiro exemplar do Opções News, até chegar em sua condição atual, A Tribuna foi pioneira em inovações, trazendo para a região tecnologias como o off-set, impressão colorida, laboratório digital de fotografia, confecção de cromias e matrizes com birô de fotolito e em sistema de gravação a laser e o atual CTP, com máquinas e modernos equipamentos.
Após o falecimento do editor Paulo Reis Aruca, e a contratação do editor chefe Douglas Zílio, em 2014, A Tribuna passou a investir em suas extensões. Além do jornal impresso, a empresa dispõe de diferentes mídias que complementam a transmissão de informação à população. Um moderno website, atualizado diariamente, está à disposição de internautas que podem realizar o acesso através do endereço eletrônico www.atribunanaweb.com.br e ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. “O site passou por mudanças que o deixaram ainda mais moderno e de fácil navegação. Temos dados que comprovam que a página do jornal A Tribuna na internet é uma das mais acessadas da região”, disse o editor chefe de A Tribuna, Douglas Zílio.
Douglas ressalta que também foram reforçadas e criadas mídias complementares como a Rádio A Tribuna e o A Tribuna TV, importante canal de comunicação com o público, onde, a cada semana, uma importante personalidade de Jales ou região é entrevistada pelo repórter Alexandre Ribeiro, o Carioca, e o material é disponibilizado em vídeo através do canal da empresa no You Tube e no site de A Tribuna. “Além de todas essas extensões de A Tribuna, que chamamos de mídias complementares, temos uma Fan Page no Facebook, com 10 mil seguidores, que podem acompanhar as notícias e informações sobre o que acontece no dia a dia de Jales e região”, frisou.
Franley Garcia Machado se orgulha em “sermos referência em credibilidade e imparcialidade. A reta cobertura dos fatos jornalísticos em Jales e região recebe elogios nos mais diferentes setores da sociedade e isso nos motiva a investir cada vez mais no crescimento de nossa empresa e colaborar com o desenvolvimento de nossa cidade e região”.
Para Franley Garcia Machado Junior, atual diretor de A Tribuna “apesar de todas as dificuldades impostas pelo mercado jornalístico e publicitário, principalmente na era da notícia instantânea através da internet, devemos ter orgulho em conseguir centrar nossas informações na imparcialidade e transparência, que fazem de A Tribuna um jornal de confiança para a população. Também somos o jornal impresso que mais anunciantes possui na cidade, isso também demonstra a credibilidade de nosso trabalho. Nossa meta é continuar, por muitos anos, sendo porta voz das principais necessidades da comunidade, transmitindo fatos e notícias, mostrando e denunciando as mazelas, principalmente das administrações públicas, mesmo sabendo que a classe política, salve raras exceções, não está preparada para receber críticas estampadas em letras garrafais nas capas de jornais sérios como A Tribuna”, finalizou.