O Hemocentro de Fernandópolis precisa urgente de doações de sangue. O estoque de todos os tipos sanguíneos está em estado crítico, principalmente “O+” e “O-“. A unidade de Fernandópolis precisa de 1.200 bolsas mensalmente, porém, neste mês de janeiro, não coletou 500. Caso o estoque continue assim, há riscos no abastecimento dos hospitais, podendo haver cancelamento de cirurgias e transfusões de sangue.
A Prefeitura de Fernandópolis, como forma de incentivar a doação de sangue, tem a Lei Nº 3.788 – de 04 de Abril de 2011, que garante aos servidores que doam sangue, o direito à folga de um dia de serviço, sem prejuízo dos vencimentos e demais vantagens do cargo e/ou função, em conformidade com a legislação pertinente. As doações podem ser feitas de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 7h30 às 17h30; de quarta-feira, das 7h30 às 19h; e de sábado, das 7h30 às 12h.
Mais informações no Hemocentro de Fernandópolis através do telefone (17) 3442-5544. A unidade fica na Rua Simão dos Santos Gomes, número 266, Jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa de Fernandópolis.
Orientações ao doador
Ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. O menor de idade deve estar acompanhado do responsável. Estar com boa saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias) e sem feridas ou machucados no corpo ou na boca. Ter mais de 50 quilos para os homens e mais de 51 quilos para as mulheres. O intervalo entre as doações deve ser de 90 dias, com no máximo três doações ao ano para as mulheres; e 60 dias com no máximo quatro doações ao ano para as mulheres.
No dia da doação é obrigatório apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial: RG, Carteira Profissional, etc; dormir bem, pelo menos 6 horas antes da doação; caso esteja tomando medicação, levar sempre o nome do remédio; evitar o jejum; fazer refeições leves e não gordurosas. Em refeições fartas como o almoço e jantar, só doar após 3 horas; evitar o uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; não fumar por no mínimo uma hora antes e uma hora após a doação; não praticar exercícios físicos exagerados e atividades perigosas, como subir em locais altos ou dirigir veículos em rodovias, etc; permanecer no serviço hematerápico após a doação por 15 minutos; não forçar o braço em que foi realizada a punção no dia da doação, para evitar sangramentos e hematomas.
Leidiane Sabino