A forte chuva que atingiu a região na última quarta-feira, dia 18 de janeiro, causou grandes estragos em Palmeira d’Oeste. Casas e comércio ficaram alagados, duas pontes rurais foram danificadas, postes apresentaram problemas e até o acesso de entrada da cidade ficou interrompido por aproximadamente uma hora, após um açude transbordar e invadir a via.
Naquele dia o município registrou 140 milímetros de chuva. O prefeito José César Montanari (PR) disse que “choveu demais, mas graças a Deus não foi registrado nenhum acidente de alta gravidade. Por uma hora não parou de chover”, informou.
Apesar do transtorno causado em casas alagadas e no comércio da pequena cidade, o que mais chamou a atenção foi a invasão da água do açude que transbordou e invadiu a via de acesso à Palmeira. “Enquanto chovia a entrada pelo trevo acabou ficando alagada, mas depois escoou pelas galerias”, informou Montanari.
Duas pontes na zona rural da cidade, uma no bairro Azem e outra no Jaguar ficaram danificadas por causa da chuva. O prefeito Pezão, como é conhecido, disse que a Prefeitura já trabalha no local realizando manutenção das duas pontes para evitar acidentes mais graves.
Em duas horas, chuvas despejaram 103,8 mm de água em Jales
As chuvas que caíram entre a quarta-feira (18) e a quinta-feira(19) na região noroeste do estado de São Paulo foram causadas pela atuação da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), que formou nuvens carregadas. Em Jales, as chuvas que começaram por volta das 18:00 horas da quarta-feira e duraram até as 04:00 horas da manhã da quinta-feira, despejaram 122,8 milímetros de água.
A maior parte dessa água (103,8 mm) caiu entre 23:00 horas da quarta e 01:00 hora da quinta-feira, segundo a estação meteorológica automática mantida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As chuvas causaram alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente na área rural, além de provocar estragos em estradas rurais, como foi o caso da estrada que leva à Estação da Embrapa, que teve de passar por reparos na manhã da quinta-feira.