Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que pelo quarto ano consecutivo o município registrou epidemia de dengue. Em 2016 foram 2.270 notificações e 1.854 casos confirmados. Em 2017 foram notificados apenas sete casos e a situação está sob controle.
De acordo com a profissional de informação, educação e comunicação da secretaria, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, coordenadora da Equipe de Combate a Endemias de Jales, o que prejudicou o fechamento do ano foram os altos índices de Dengue registrados nos quatro primeiros meses de 2016. “Tivemos muitos casos registrados e confirmados de janeiro a abril. Para se ter uma ideia, de agosto a novembro do ano passado, nenhum caso foi confirmado. Em dezembro, apenas dois casos foram confirmados”.
Este ano, até agora foram registradas apenas 7 notificações e todas aguardam o resultado dos exames. “Não podemos dizer que 2017 será ou não um ano epidêmico. É muito cedo para isso. Em janeiro do ano passado, por exemplo, tivemos 303 casos notificados e 177 casos confirmados de Dengue. Até agora, em 2017, temos apenas 7 notificações”, disse Vanessa.
Segundo o Ministério da Saúde, a cada 300 casos registrados por 100 mil habitantes, observa-se situação de epidemia. Em Jales, o número foi ultrapassado na primeira metade de 2016. “Iniciamos atividades de prevenção e reforçamos os mutirões quinzenais aos sábados com nove agentes terceirizados e conseguimos no próprio ano passado ver uma melhora em relação a 2015”, explicou Vanessa.
Vanessa ressaltou os projetos de incentivo ao combate a Dengue do governo colaboram para a redução de casos e, que por esta razão, os mutirões continuam em 2017. “No dia 14 [ontem] vamos iniciar os mutirões quinzenais aos sábados. Fizemos isso de setembro a dezembro e tivemos excelente resultado, agora faremos de janeiro a abril deste ano. Serão 81 colaboradores, entre agentes de saúde, agentes de endemias e profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família –ESFs- que vão estar engajados no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya”.
Em 2015, Jales registrou 3.189 casos positivos de Dengue, número recorde na cidade. “Conseguimos uma melhora significativa no número de casos em 2016”, finalizou Vanessa.