Em comum acordo entre padres e o bispo Dom Reginaldo Andrieta, a Catedral Diocesana decidiu recolher da praça o cruzeiro que estava instalado ao lado da Catedral. Marco religioso e histórico da cidade, o objeto apresentava sinais de deterioração e poderia colocar em risco os transeuntes que circulam pelo local e os veículos que ali ficam estacionados.
O cruzeiro foi retirado na manhã de segunda-feira, 17, e será mantido em local seguro que ofereça melhores condições de conservação. A Diocese planeja construir uma torre na qual ele será colocado definitivamente.
O pároco, Valdair Aparecido Rodrigues, publicou uma Nota Oficial no site da Catedral, na qual lembra que o cruzeiro passou por diversas restaurações, mas atualmente não possui condições de se sustentar devido à deterioração causada pela exposição ao tempo.
Leia a nota:
Uma das belezas que compõem a Praça da Catedral é nosso Cruzeiro. Um símbolo especial de demonstração da fé do nosso povo e ainda um marco histórico para nossa cidade e diocese. Esse Cruzeiro, que está ao lado da Catedral, já passou por muitas restaurações e, atualmente, constata-se que não possui a sustentabilidade necessária por si mesmo, devido à sua deterioração interna.
Em reunião de todos os padres da Diocese com Dom Reginaldo e Dom Demétrio, decidiu-se pela retirada do Cruzeiro da referida praça. Teme-se que ele possa cair a qualquer momento, o que põe em risco as pessoas que por lá transitam e os veículos ali estacionados.
Com o teor histórico que possui, o Cruzeiro será restaurado, guardado até o momento oportuno em um espaço interno da igreja da Catedral. Com o passar do tempo, pretende-se levantar uma torre na mesma praça, o que caracterizaria ainda mais nossa Catedral como Sé Diocesana. Essa torre, com o Cruzeiro implantado internamente, se tornaria um espaço de visitação e devocional.
Grato pela atenção e compreensão, desejo a todos a paz e as bênçãos do Senhor.
Assinado, padre Valdair Rodrigues.