As recentes transformações ocorridas no cenário político e econômico, motivadas por uma das maiores crises que já atingiram o país, motivaram alunos da Fatec Jales Professor José Camargo, por intermédio da Fatec Júnior, a desenvolver uma pesquisa que identificou o perfil do consumidor jalesense.
Alunos do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial puderam concluir que como consequência da crise, antigos problemas como inflação e desemprego voltam a preocupar a população. A pesquisa conseguiu identificar ainda preferências de consumo e expectativas futuras diante do atual cenário do mercado.
O trabalho foi coordenado pelos professores Rogério Ribeiro, Marinalva Boldrin e Vitor Boldrin. Segundo eles, para a delimitação da amostra do estudo foi utilizada a metodologia proposta por Arkin y Colton, que estabelece uma amostra de 100 pesquisas para populações entre 20.000 e 100.000 habitantes, cuja margem de erro é de 10% e o intervalo de confiança é de 95%.
Para a coleta dos dados, foi utilizado um formulário com perguntas abertas e fechadas. 100 pessoas foram entrevistadas enquanto circulavam pelo comércio local. Elas foram escolhidas aleatoriamente e contribuíram de forma voluntária para a pesquisa. As entrevistas ocorreram no dia 10 de setembro, das 10 às 12 horas, e contaram com a participação de 15 alunos nas atividades de coleta e tabulação dos dados.
Os resultados mostraram, entre outros fatos, que para 76% dos entrevistados a crise econômica influenciou significativamente em suas decisões de compra. Com relação à influência da crise sobre o consumo de produtos específicos, o setor de vestuário apresentou uma redução de 24% das intenções de compra, seguido pelo de móveis e eletrodomésticos, com 20%.
Outro ponto relevante diz respeito à prioridade em utilizar o 13º salário: 27% dos entrevistados pretendem utilizá-lo para quitar dívidas e 18% pretendem realizar algum investimento em vez de adquirir produtos.
No que se refere às tendências econômicas e políticas para o próximo ano, os pesquisados se mostraram confiantes: 47% afirmaram que devem melhorar ou melhorar muito, em contrapartida, 33% disseram que devem piorar ou piorar muito. O restante não tem opinião formada.
“Estes são apenas alguns dos dados coletados e, de acordo com o projeto, a pesquisa será desenvolvida mensalmente, com o objetivo de, no decorrer dos próximos meses, realizar análises comparativas entre os períodos estudados, no intuito de identificar potencialidades, fragilidades, ameaças e oportunidades no comércio local”, revelaram os alunos da Fatec.