Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Candidatura única de Flá vira destaque no jornal Folha de S. Paulo

Date:

A candidatura única de Flávio Prandi Franco, o Flá (DEM), a prefeito de Jales, confirmada após o atual prefeito Pedro Callado anunciar que não concorreria à reeleição e que apoia o candidato democrata e o vice peemedebista José Devanir Rodrigues, o Garça, foi manchete no caderno Poder da edição do dia 15 de agosto no jornal Folha de São Paulo, um dos principais do país. 

Estampando uma foto de Flá em frente à sede da Prefeitura, conversando com algumas pessoas, o jornal inicia o texto insinuando que os eleitores terão apenas uma opção de voto no dia 2 de outubro. “O corretor Antonio Alves, de Jales (a 585 km de São Paulo), não tem dúvida. Mesmo a um mês e meio das eleições, já escolheu seu candidato a prefeito. Pudera: como não quer anular ou votar em branco, não tem opção”, diz o texto.

Após tentar ser prefeito duas vezes, Flá disputará sozinho a eleição. Seu partido, o DEM, formou uma coligação com 15 siglas, como o PSDB, do atual prefeito Callado, o PSB e PV. Flá também terá apoio informal do PT –que não se une formalmente ao DEM e a tucanos.

A Folha ressaltou ainda que as tratativas que direcionaram para a candidatura única tiveram motivo de peso: “Após sucessivos problemas administrativos desde o início dos anos 2000 e discussões entre os partidos e entidades, a cidade chegou a um acordo e resolveu lançar só um candidato a prefeito. Outro postulante chegou a fazer convenção, mas diz que não registrará a candidatura. Na década passada, dois prefeitos morreram no exercício do cargo. A última eleita, Eunice Mistilides Silva (PTB), foi cassada no ano passado, acusada de irregularidades na contratação da coleta de lixo”, destacou o jornal. 

Flá comentou que “o próprio povo começou a falar nisso [candidatura única], a pregar o fim da guerra entre os políticos”.

A reportagem cita que o atual prefeito Pedro Callado chegou a anunciar uma pré-candidatura. Porém, após reuniões com integrantes do Fórum da Cidadania, desistiu para apoiar Flá. “O grupo, formado por entidades como OAB, Associação Comercial, igrejas, lojas maçônicas e sindicatos, criou uma campanha contra a corrupção e pela ética e transparência na política”, frisou a Folha.

A matéria reuniu depoimentos do coordenador do Fórum da Cidadania, Carlos Alberto Expedito de Brito Neto, do prefeito Pedro Callado, do presidente do diretório municipal do PR, Mauro Bernardo e de moradores da cidade.

Em 2012, Flá, que disputou o cargo de prefeito pela segunda vez e tinha sete siglas na coligação. Ele obteve 46,18% dos votos válidos, contra 48,16% de Nice Mistilides.

Nas ruas, Flá já é tratado como prefeito –e cobrado por isso. “O maior problema é o asfalto. Nem bairro novo escapa”, diz o corretor Alves. Para o autônomo Hélio Fernandes, o cenário da eleição permitirá à cidade crescer. “Os problemas todos fizeram Jales parar no tempo. Quem sabe agora melhore.”

A Folha encerra o texto informando o leitor que em 2012, 18 cidades paulistas tiveram um só candidato a prefeito, mas nenhuma do porte de Jales. Em 14 delas, o total de votos válidos não chegou a 4.000. Jales, de 49 mil habitantes, teve 27.311 votos válidos em 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Justiça arquiva ação do Partido de Penariol contra A Tribuna

O juiz eleitoral da 52ª Zona Eleitoral de Jales,...

MP pede cassação e inelegibilidade de vereadora eleita

O Ministério Público Eleitoral de Jales está pedindo a...

9 a 1: Luis Henrique se consolida como maior liderança política do município

O prefeito Luis Henrique Moreira (PL) alcançou no último...

Eleição em Jales, apenas cinco urnas precisaram ser trocadas

O dia de votação em Jales transcorreu sem intercorrências...