O sucesso da delegação de Jales no primeiro dia de competição nos 60º Jogos Regionais da 6ª Região Administrativa, realizados em Araçatuba, quando a natação ACD (Atletas com Deficiência) rendeu medalha de ouro para Edvaldo José dos Santos, não se repetiu no dia 30, quando foram encerradas as competições. Com apenas 69 pontos, Jales ficou em último lugar na classificação geral da primeira divisão, o que a fez despencar para o time de cidades que vão disputar a segunda divisão em 2017.
Jales, que em 2015 havia conquistado a 6ª posição em Penápolis, ficou atrás de Rio Preto (381 pontos), Araçatuba (321 pontos), Catanduva (185 pontos), Penápolis (173 pontos), Votuporanga (171 pontos), Andradina (164 pontos), Birigui (148 pontos) e Mirassol (141 pontos).
O município de Jales participou dos JR com aproximadamente 200 pessoas entre atletas, comissão técnica e dirigentes. Foram 23 modalidades em disputa: Basquetebol Masculino, Biribol, Bocha, Capoeira Masculino e Feminino, Ciclismo Masculino e Feminino, Futebol Masculino, Futsal Masculino, Ginástica Rítmica, Handebol Masculino e Feminino, Judô Masculino e Feminino, Karatê Masculino e Feminino, Malha, Natação Masculino e Feminino, Natação Masculino – Atletas com Deficiência, Tênis Masculino e Feminino e Xadrez Masculino.
Apenas a Capoeira (2 bronzes e 1 prata), Natação ACD (ouro e prata), Ginástica Rítmica (prata) e Futsal Masculino (prata) conquistaram medalhas para Jales. Em diversas modalidades a cidade ficou em último lugar na classificação geral, entre elas, basquete masculino, capoeira masculino, judô feminino, karatê masculino, natação ACD, tênis masculino e xadrez masculino. Além disso, ficou em penúltimo lugar em categorias como futebol masculino, capoeira feminino, natação feminino e natação masculino.
Em entrevista para o jornal A Tribuna no dia 21 de julho, o secretário de Esportes, Cultura e Turismo de Jales, Ademir Molina, havia adiantado que seria difícil para a Delegação Jalesense se manter na 1ª divisão. Ele disse que “vamos encontrar grandes dificuldades porque estamos na 1ª divisão ao lado das grandes potências regionais, como: São José do Rio Preto, Votuporanga, Araçatuba, Birigui, Penápolis e Catanduva, que são cidades que investem pesado na contratação de atletas de alto nível. Enquanto, em Jales, temos uma lei que limita a contratação. Sem contar a situação financeira que também impede grandes investimentos”.
O chefe da Delegação, João Roberto da Rocha, o Porkinho, lembrou que “entre 95% e 98% da delegação foi formada por atletas Jalesenses, já que não fizemos contratações para os Jogos Regionais. Nosso único gasto foi com alimentação”.
Fernandópolis foi a grande campeã da segunda divisão ao marcar 241 pontos, seguida de Tabapuã (85) e Valparaiso (80). Urânia ficou em sétimo lugar e Pontalinda em décimo, ambas à frente de Santa Fé do Sul que amargou o 12º lugar.
Os Jogos Regionais são organizados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ). A competição é classificatória para os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, que em 2016 chegam à 80ª edição e serão realizados em São Bernardo entre os dias 10 e 24 de setembro.