Após diversas ações e mutirões de limpeza realizados pela Secretaria Municipal de Saúde para combater o mosquito Aedes Aegypti alcançaram o objetivo e fizeram com que o índice de infestação na cidade caísse para 0,2. O Ministério da Saúde considera satisfatório os índices inferiores a 1.
A Sucen – Superintendência Controle Endemias de Jales realizou no mês de abril o levantamento, medido trimestralmente, e realizou a Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Mesma avaliação feita no mês de janeiro indicou índice de 12,6.
Segundo a secretaria, as ações de combate ao Aedes, por determinação federal, seguem intensas desde o começo do ano. Foram feitas milhares de visitas domiciliares para alertar e orientar os proprietários sobre riscos de acúmulo de água. Além disso, o município aumentou o número de agentes, capacitou funcionários da atenção básica de saúde, adquiriu materiais para preparar os agentes, realizou mutirões e atividades de bloqueio e nebulização.
De acordo com a profissional de Informação, Educação e Comunicação, da secretaria, Vanessa Tonholi, “apesar da redução no número de focos, o risco de epidemia de dengue continua. O que preocupa, e que a população deve ficar alerta, é que os focos continuam sendo encontrados dentro das casas. Isso quer dizer que precisamos contar com a participação de todos para exterminarmos o mosquito”.
Vanessa ressaltou ainda que “os agentes de endemias continuam fazendo o trabalho de rotina em toda a cidade e reforçam as ações principalmente nos bairros com maior número de focos. Esse é um trabalho contínuo, que não pode ser interrompido. Temos conseguido reduzir bem o número de casos de dengue, e queremos manter esses bons resultados”, completou .