Após aproximadamente 25 anos de espera, empresários instalados no Distrito Industrial II “Valentim Paulo Viola”, finalmente conquistaram a regularização da documentação de suas propriedades. Na tarde da terça-feira, dia 24 de maio, o prefeito Pedro Callado fez a entrega simbólica de parte das escrituras dos terrenos aos respectivos proprietários.
A cerimônia de entrega foi realizada no Anfiteatro as Acij – Associação Comercial e Industrial de Jales.
A regularização dos imóveis foi efetivada em três etapas: a unificação das matrículas registrando os lotes; levantamento técnico e um projeto encomendado pelos empresários do local, contendo a descrição minuciosa de cada um dos 60 lotes pertencentes ao Distrito II e finalmente, a lavratura das escrituras em cartório.
A falta das escrituras dificultava o trabalho dos empresários e o desenvolvimento da cidade. Entre os diversos entraves que que prejudicaram os negócios dos empresários, um dos mais graves era a obtenção de financiamentos pelas empresas para realizarem novos investimentos. Muitas vezes, para conseguir empréstimos bancários é exigida a propriedade para concessão de crédito ou como garantia da transação.
No final de novembro do ano passado, empresários entregaram ao prefeito Callado, o Levantamento Técnico desenvolvido pelo engenheiro Marcos Pêgolo, que fez um estudo minucioso de cada terreno do Distrito Industrial II. “A regularização dos imóveis é dividida em três etapas, sendo a primeira – unificação de duas matrículas que já estavam em nome da Prefeitura; a segunda, que estamos entregando hoje para o prefeito, que constitui um projeto de Levantamento Técnico, encomendado pelos empresários do local, que contém a descrição minuciosa de cada um dos 60 lotes. Posteriormente a Prefeitura poderá partir para a terceira etapa: dar entrada no cartório de registro e, em seguida, outorgar as escrituras. Ficará dependendo unicamente do poder público”, revelou à época o empresário Ivan Cavalin.
Visivelmente satisfeito, o prefeito Pedro Callado discursou na terça-feira e ressaltou que “a Secretaria Municipal de Planejamento e Trânsito foi à responsável pelo trabalho de organizar toda a documentação e realizar todos os procedimentos para que as escrituras pudessem ser outorgadas. A falta das escrituras dificultava a obtenção de financiamentos. Agora, com a regularização, os empresários vão poder fazer novos investimentos, acelerando o desenvolvimento e o crescimento da cidade”.
Callado enfatizou que “uma união de esforços possibilitou encontrar a solução para um problema que preocupou Jales por mais de vinte anos. Desmembramos cerca de sessenta lotes que hoje estamos passando, em definitivo, aos seus respectivos proprietários dando a eles segurança jurídica. O próximo passo é concluir a regularização dos demais terrenos que aguardam autorização da justiça”.