A Santa casa de Jales anunciou que está iniciando o sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente. Chamado de PEP, o sistema para armazenamento de dados em saúde, tem como principal benefício a prescrição médica de forma eletrônica, garantindo acesso rápido aos registros de saúde, tomadas de decisões, melhores resultados dos tratamentos e segurança aos pacientes.
O módulo PEP adquirido por meio do sistema hospitalar Wareline, possui certificação de nível de segurança reconhecida pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS e pelo Conselho Federal de Medicina – CFM. O sistema passou a ser implantado pela equipe multidisciplinar em março deste ano.
De acordo com o gestor de TI, Eder Santos, todos os colaboradores assistenciais e profissionais médicos serão capacitados e treinados. “Estamos realizando a coleta de requisitos para alinhar os processos manuais aos processos eletrônicos com o objetivo de diminuir o impacto das mudanças no início das operações. Também estamos providenciando a reestruturação física necessária, tão logo do término, iniciaremos os treinamentos e agendaremos o começo do PEP. Estaremos disponibilizando cronograma de treinamento e criando equipe multidisciplinar que atuará na resolutividade de eventos com o PEP”.
O administrador do hospital, Valdenis Márcio Neves, revelou que a ideia de implantação do PEP também foi solicitada pelos médicos em uma conversa com a diretoria clínica e técnica, o que incentivou a administração a implantar o recurso. “O prontuário eletrônico está implantado na maioria dos hospitais e a Santa Casa não poderia ficar sem esta ferramenta que trará agilidade no processo, confiabilidade nas informações e facilidade para vários departamentos”.
Também farão parte do processo os setores recepção, faturamento, laboratórios, farmácia e nutrição. (*Com informações de Caroline Guzzo/AssCom Santa Casa).