Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Mutirão vistoria 15.450 imóveis. Notificações caíram 300% em abril

Date:

 

O número de notificações de casos da dengue registradas pela Secretaria Municipal de Saúde caiu cerca de 300% em abril, na comparação com o mês de março. Segundo levantamento da responsável pela divulgação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, Vanessa Luzia Tonholi, foram contabilizadas apenas 295 notificações em abril, contra as 870 registradas em março. A redução é ainda maior, quando comparados os 295 casos de abril de 2016 com as 1.121 notificações registradas em abril do ano passado. 

Para Vanessa, três fatores podem ter contribuído para a diminuição. “As condições climáticas ajudaram, já que tivemos poucas chuvas em abril. Outro fator positivo foi a intensificação das ações de prevenção implementada através do mutirão aos sábados. Por fim, a contratação de uma empresa para fazer a nebulização na cidade. Desde o dia 1° de abril nós temos três equipes da empresa fazendo o trabalho de nebulização”, disse Vanessa.

Se o mês de abril registrou uma queda acentuada no número de notificações, no total dos primeiros quatro meses do ano – de janeiro a abril – a diferença em relação ao mesmo período de 2015 não é tão grande. No primeiro quadrimestre do ano passado, a Secretaria registrou 2.398 notificações, com 1.804 casos positivos autóctones e 35 importados. Em 2016, o primeiro quadrimestre teve 2.079 notificações, com 1.054 positivos autóctones e 06 importados. Apesar de, no total, as notificações terem caído apenas cerca de 15%, o número de casos positivos nos primeiros quatro meses de 2016 caiu mais de 40%. 

Mutirão terminou com 15.450 imóveis vistoriados

O mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, iniciado no final de janeiro pela Prefeitura de Jales em parceria com entidades, clubes de serviços e empresas como a Sabesp, realizado aos sábados, com a participação de voluntários e de agentes de saúde, chegou ao fim no sábado passado, dia 30. De acordo com Vanessa Luzia, nesse período as equipes do mutirão conseguiram visitar e vistoriar 15.450 imóveis na área urbana da cidade. Outros 7.708 imóveis foram visitados, mas, por se encontrarem fechados, não foram vistoriados.

“Como o mutirão foi realizado aos sábados, a gente encontra muitos imóveis fechados. Em outros casos, que, infelizmente ainda existem, os proprietários não autorizam a entrada dos agentes. Mesmo assim, o mutirão trouxe um resultado positivo, com a eliminação de uma grande quantidade de possíveis criadouros”, disse Vanessa. Ela esclareceu, também, que, depois que o governo estadual passou a dar uma ajuda financeira aos agentes que trabalhassem aos sábados no combate ao mosquito, o mutirão contava com cerca de 60 colaboradores, na maioria, agentes de saúde e agentes de combate a endemias.

Saúde firma parcerias com empresas para campanhas de prevenção contra mosquito

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de vigilância epidemiológica está firmando parcerias com empresas e entidades com objetivo de promover campanhas de prevenção. Recentemente a Ultragaz disponibilizou panfletos informativos de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica. Na segunda-feira, 2, a secretária de Saúde, Patrícia Albarelo, reuniu-se com o consultor da Ultragaz, Gláucio Cláudio Gonçalvez, oportunidade em que recebeu 20 mil panfletos da campanha que serão distribuídos em escolas e residências, nas visitas de rotina feitas por agentes de saúde.

“A parceria com a Ultragaz é importante. É uma grande empresa. É um informativo que orienta a população enfatizando a necessidade da participação de todos no combate ao Aedes aegypti”, disse Vanessa Luzia da Silva Tonholi. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS