Centenas de pessoas participaram, na manhã do domingo, dia 22 de novembro, da Caminhada Passos que Salvam. A ação social foi realizada pelo quarto ano consecutivo pela AVCC – Associação de Voluntários no Combate ao Câncer de Jales com o apoio da prefeitura de Jales, em prol do Hospital de Câncer de Barretos.
A caminhada é realizada simultaneamente em diversos municípios e tem o objetivo de conscientizar a população para o diagnóstico precoce e combate do câncer infanto-juvenil, além de divulgar os sinais e sintomas da doença, já que são facilmente confundidos com os de outras enfermidades menos graves.
O grupo partiu às 9 horas da frente do HC Jales. “Novamente, os participantes percorrem a Avenida Francisco Jalles até a rotatória no cruzamento com a Avenida Paulo Marcondes e voltaram até a Praça João Mariano de Freitas, mais conhecida como Praça do Jacaré”, contou Cidinha Iglesias, presidente da AVCC.
Para participar, os interessados adquiriram o kit composto por camiseta, boné, cadarço e uma squeeze, na cor laranja, pelo valor de R$ 30,00, que foram revertidos em prol da causa. “Toda a arrecadação da venda dos kits será destinada para o tratamento das crianças dos Hospitais de Câncer Infanto-Juvenis”, frisou Cidinha.
Grupos como o do Projeto Eco Escola da escola estadual Dr. Euphly Jalles aproveitaram para, além de defender a prevenção do câncer infanto-juvenil, alertar sobre os problemas do meio ambiente. A Sabesp, mais uma vez, foi grande parceira da Caminhada e distribuiu água durante o percurso.
Passos que salvam
A caminhada Passos que Salvam foi criada no Brasil em novembro de 2012 pelo Hospital de Câncer de Barretos. A primeira edição aconteceu em 20 cidades e dois Estados brasileiros. No ano seguinte, o programa quadruplicou de tamanho e aconteceu em 80 cidades e sete estados do país, simultaneamente e, este ano, mais de 30 mil pessoas se mobilizaram em mais de 200 cidades de 11 estados brasileiros.