Três caminhões carregados com mais de 55 mil litros de água mineral partiram de Jales na noite de quinta-feira, dia 26 de novembro, com destino a Minas Gerais. A ação faz parte de uma campanha organizada pela Associação Off Road de Jales e a empresa Água Yanni que pediram a ajuda da população para ajudar as vítimas do rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues, na região central de Minas.
No dia 5 deste mês, as barragens Fundão e Santarém da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, se romperam, despejando 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério e água. O distrito de Bento Rodrigues foi destruído e centenas de pessoas ficaram desabrigadas. A lama alcançou outros distritos de Mariana, como Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além da cidade de Barra Longa. Os rejeitos no Rio Doce afetaram dezenas de cidades na Região Leste de Minas Gerais e chegaram ao mar do Espírito Santo.
Pensando em ajudar as vítimas, o presidente da Off Road, Gilson Leão e o proprietário da Água Yanni, Ricardo Samartino Albino, idealizaram a campanha. “Trabalhamos pesado, divulgamos e pedimos a ajuda da comunidade que abraçou a ideia e ajudou. Nossa meta era doarmos dois caminhões de água, mas estamos levanto três caminhões e ainda vamos doar a água que sobrou para que São José do Rio Preto leve até Minas Gerais”.
As pessoas doaram os galões ou a quantia referente em dinheiro (R$ 15,00) para que a água doada pela empresa Água Yanni pudesse ser engarrafada diretamente na fonte. A Associação Off Road ficou responsável pelo custeio do transporte.
Gilson Leão, presidente da Off Road, contou que os organizadores da campanha fizeram contato com entidades assistenciais e clubes de serviço, como Rotary e Maçonaria, por exemplo, para saber quais são as necessidades da população e quais as cidades que mais precisam de água mineral para consumo. “Os galões de 20 litros que serão levados até as cidades mineiras vítimas do rompimento das barragens poderão ser reutilizados pelos moradores que receberem. Temos que agradecer muito a todas as pessoas que colaboraram. Jales mostrou, mais uma vez que é um povo solidário”.