A greve dos bancários deve entrar nesta segunda-feira, na sua terceira semana, (começou na terça, dia 6) e com ela aumentam os costumeiros transtornos à população. Correntistas e não correntistas enfrentam dificuldades na hora de fazer pagamentos, depósitos bancários e há restrição no valor dos saques nos caixas eletrônicos, única forma de relacionamento nas agências. Em Jales, apenas duas, Bradesco e Itaú, continuam de portas abertas.
Por conta disso, a Fundação PROCON divulgou uma relação de dicas para que o consumidor não atrase o pagamento de carnês, boletos, duplicatas e outros compromissos.
• Embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, a obrigação da empresa credora é oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.
• Algumas redes de supermercados têm caixas específicos para o pagamento de faturas de água, luz, gás e telefone.
• Para não ser cobrado de eventuais encargos e, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, a recomendação do Procon-SP é que o consumidor fique atento aos prazos de vencimento das contas e entre em contato com a empresa para solicitar opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.
• O consumidor deve documentar esse pedido (enviar e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo), para que, caso o fornecedor não disponibilize opções para quitar o débito, possa reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor.
• Para sua segurança, não aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos.