Levantamento feito pelo jornal A Tribuna junto à Delegacia Seccional de Jales informa que o adolescente Matheus Lucas Bérgamo de Oliveira, de 16 anos, que morreu em decorrência de um acidente com uma composição de ALL (América Latina Logística) na sexta-feira, 2 de outubro, passou seis vezes pela polícia nos últimos 19 meses.
Os detalhes como nomes de vítimas não foram divulgados, mas todos os casos deram origem a Sindicâncias e foram encaminhados para o Ministério Público. O próximo passo, segundo a legislação, é enviar os casos para o Juizado da Infância e Juventude, que analisa e toma as providências necessárias. Como o levantamento foi feito na polícia, não foi possível saber quais foram, mas segundo a Seccional, em pelo menos uma delas, o garoto foi enviado para a Fundação Casa.
A primeira ocorrência foi uma agressão e aconteceu em 21 de janeiro de 2014. Ainda no ano passado, Matheus cometeu um furto no dia 20 de agosto e outro em 12 de novembro.
Já em 2015, o menino continuou cometendo infrações. Em 28 de julho, ele furtou uma carteira. Uma nova tentativa de furto foi registrada em 29 de agosto, quando ele teria sido flagrado levando fios elétricos da ALL. O último registro se deu no dia 10 de setembro.
A polícia ainda investiga as suspeitas de que no momento do acidente que tirou a sua vida, o garoto estivesse tentando furtar sacos de milho de um dos vagões.
Em boa parte das ocorrências, Matheus estava acompanhado do irmão mais velho. Entretanto, por uma infeliz coincidência, Fábio Júnio Bérgamo de Oliveira, de 22 anos, não pôde se despedir do caçula. Ele tinha embarcado para um hospital psiquiátrico exatamente na manhã da morte de Matheus.
Matheus Lucas Bérgamo de Oliveira estaria sobre uma composição da ALL quando teria caído sobre as rodas, sendo arrastado por mais de 600 metros. O acidente aconteceu no dia 2 de outubro e chocou a população. O garoto era bastante conhecido por freqüentar os semáforos das avenidas de Jales, onde pedia dinheiro junto com seus irmãos. Ambos eram conhecidos como os “Irmãos Pezão”.
O corpo de Matheus foi localizado por moradores sobre a linha férrea pouco antes das 12 horas, já na zona rural de Jales.