No último domingo, 27 de março, as polícias Civil, Militar, Ambiental e Federal, Corpo de Bombeiros, integrantes do Ministério Público e da Justiça se reuniram uma última vez em torno do delegado de Polícia Civil, Sebastião Biazi. Dessa vez não se tratava de nenhuma mega-operação de combate ao crime, situação corriqueira para o policial. Mas de uma homenagem ao querido colega de lutas. Biazi, de 70 anos, perdeu a guerra contra a Covid-19 e morreu no início da manhã do dia anterior, sábado, 26. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Jales das 15 às 22 horas, e sepultado na manhã de domingo, em Jales. A delegacia Seccional e a Prefeitura emitiram Nota de Pesar e o prefeito decretou Luto Oficial. (veja nota).
As autoridades e os colegas da ativa e aposentados que se revezaram no velório participaram de um extenso e emocionante cortejo de viaturas e veículos oficiais, que saiu da Câmara Municipal, percorreu parte da Avenida João Amadeu, passando em frente à Central de Polícia Judiciária (onde o delegado trabalhava) e seguiu até o cemitério Nossa Senhora da Paz, onde foi sepultado.
Na edição de A Tribuna daquele fim de semana, já relatava a condição de saúde do delegado considerada “Bem grave!”, mas a sua morte pegou de surpresa até mesmo a redação do jornal, que tinha feito um relato sobre uma piora do seu estado, agravado por uma infecção em razão de pneumonia no pulmão esquerdo e do quadro renal indicativo de insuficiência”. Mas Biazi ainda lutava pela vida.
No domingo anterior, o delegado teve alta epidemiológica, deixou a UTI para síndromes gripais e foi transferido para UTI geral, já que os exames tinham apresentado resultados promissores. A pressão arterial estava abaixo do ideal e a equipe pretendia aplicar medicamento para elevar um pouco os seus índices.
Na sexta-feira, o delegado estava sem febre, indicando recuo na infecção e isso trouxe esperança de melhora. No entanto os seus exames ainda causavam muita preocupação e o caso era considerado “bem grave”.
Na manhã de sábado, quando o jornal já estava sendo entregue aos assinantes e colocado à venda nas bancas, a triste notícia abalou a todos.
HOMENAGENS
Sebastião Biazi tinha 70 anos e uma forma física invejada até pelos mais novos. Não fumava, não bebia e era assíduo praticante de esportes, principalmente a natação.
Ex-vereador, Biazi foi agraciado com várias homenagens concedidas pelas casas legislativas de Jales e da região. Em 2008, ele recebeu o título de Cidadão Jalesense, “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município de Jales, notadamente na preservação da ordem, da paz e da segurança da cidade”.
Em 2013, a Câmara concedeu-lhe uma Moção de Aplausos pela dedicação e competência com que desenvolvia o seu trabalho na área da Segurança Pública em Jales, “desvendando crimes que já levaram à prisão membros de quadrilhas, estelionatários, traficantes, golpistas, dentre outros. Com sua atuação contundente e eficaz, bem como de toda sua equipe de trabalho, desencoraja a prática de crimes e traz tranquilidade à comunidade jalesense”.
“Desta forma, por seu trabalho na proteção da população de Jales e da região, a Câmara Municipal de Jales não poderia deixar de manifestar-se em favor de tão relevante serviço prestado pelo Dr. Sebastião Biazi e sua equipe de trabalho”, pontuou a homenagem aprovada por unanimidade em 13 de maio de 2013.
Biazi também foi contemplado com uma medalha XV de Abril, mas não foi possível encontrar os detalhes da propositura no site da Câmara.
Em Nota, Seccional ressalta “amor à profissão” e bom trato até com quem viola as leis
Em nome do Deinter – 5, de São José do Rio Preto, o delegado seccional, Charles Wistom de Olivera, emitiu Nota lamentando a morte do colega operacional. Ele lamentou o fato e lembrou o caráter afável, generoso, humilde e agradável até com aqueles que violaram as leis.
“Com infinita tristeza comunico o falecimento, nesta data, do doutor Sebastião Biazi, delegado de polícia titular da DIG de Jales. Grande guerreiro, colega indescansável no enfrentamento diuturno à criminalidade, respeitado por todas as instituições, públicas e privadas da região, e pela sociedade em geral, e sempre nutriu imensurável amor à profissão que abraçou por mais de três décadas em inigualável entrega. Um colega sem igual, profissional da mais elevada estirpe, verdadeiro exemplo a toda a polícia. De coração generoso, homem simples, humilde, agradável a todos, até mesmo àqueles que violam as regras de convívio social”.
LUTO OFICIAL
O prefeito Luís Henrique Moreira decretou luto oficial pelos relevantes serviços do profissional de conduta ilibada.
“É com tristeza e pesar que a Prefeitura de Jales comunica o falecimento do Delegado Operacional da DIG (Delegacia de Investigações Gerais de Jales), Sebastião Biazi.
Jales perdeu na data de hoje, 26 de março, um grande profissional, de conduta ilibada. Durante toda sua trajetória, Sebastião Biazi prestou relevantes serviços ao nosso município.
Neste momento de dor, o prefeito Luís Henrique Moreira, a vice- prefeita Marynilda Cavenaghi e todos os servidores públicos municipais prestam condolências aos seus familiares e amigos.
A Prefeitura de Jales informa que fica decretado Luto Oficial de três dias em nosso município, por meio do Decreto nº 9.082, de 26 de março de 2022.”