O prefeito Pedro Callado, acompanhado pela deputada estadual Analice Fernandes, participou na terça-feira, 15, de cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, onde o governador Geraldo Alckmin autorizou a Secretaria de Agricultura e Abastecimento a celebrar convênios com prefeituras para readequação de estradas rurais por meio do Programa Melhor Caminho. Callado assinou convênio no valor de R$ 650 mil que inclui no programa a Estrada Municipal Barra Bonita (Jal 414), que liga a rodovia Jarbas de Moraes (SP 561) ao Centro Nacional de Pesquisa e Viticultura Tropical da Embrapa.
Além de Jales, outros 42 municípios foram beneficiados. O investimento do Estado para as obras será de R$ 27,6 milhões e beneficiará 452,89 quilômetros de vias em condições ruins de trafegabilidade. Com a nova sistemática, haverá uma racionalização de recursos e a possibilidade de atendimento de mais municípios.
O governador enfatizou que “estamos dando mais um passo importante num setor essencial da economia. Hoje quem está ajudando o país é a agricultura, a pecuária e o agronegócio. O Brasil, esse celeiro do mundo, tem a mais eficiente agricultura dos trópicos, é campeão em produtividade, compensa todo o custo Brasil e consegue ter resultados espetaculares. A estrada é o caminho do desenvolvimento”, disse Alckmin.
Em tempos de crise e de enxugar as torneiras, o conceito de atendimento de Pontos Críticos foi proposto pelo secretário Arnaldo Jardim ao governador Alckmin, que viu uma oportunidade de atender às necessidades de mais produtores rurais em mais cidades do Estado de São Paulo. Assim, o Programa Melhor Caminho, executado pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), órgão da secretaria, foi renovado com um novo conceito, para otimizar seu trabalho e investimento. Nesse novo momento, em vez de readequar vários quilômetros de extensão da estrada, os técnicos da Codasp identificarão quais são os pontos mais críticos de cada trecho.
O objetivo é ganhar tempo, poupar recursos e garantir a trafegabilidade com menos tempo de operação das máquinas – com o mesmo resultado de antes, que considera não apenas a estrada, mas também a conservação de solo e água.
O prefeito, ainda em São Paulo, falou entusiasmado com a equipe de A Tribuna. “Estou muito contente por essa grande conquista. Sem a somatória de esforços de um time de grandes jalesenses não teríamos, em tão pouco tempo, conquistado a inclusão da Jal 414 no programa Melhor Caminho do governo estadual”. O prefeito se referiu ao presidente do diretório municipal do PMDB, José Devanir Rodrigues, ao Garça, e do ex-prefeito Clóvis Viola, que acompanharam Callado, em junho, em uma audiência na Secretaria e com o diretor de operações da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo/CODASP, Alexandre Penteado Pires. Eles pediram melhorias para as estradas rurais de Jales e a inclusão no Programa Melhor Caminho da JAL-60 (Jales-Paranapuã) e a JAL-414 (Barra Bonita).
“A união de esforços deu resultado. Três meses após solicitarmos a inclusão das estradas no Melhor Caminho, o secretário Arnaldo Jardim nos atendeu com a inclusão da Jal 414. Quero externar o meu muito obrigado ao secretário. Tenho certeza de que em breve receberemos a notícia de que a Jal 60 também receberá melhorias”, concluiu o prefeito Pedro Callado.