Um dia antes do prometido, a Prefeitura de Jales cumpriu e retirou a polêmica rotatória instalada durante a administração da ex-prefeita Eunice Mistilides Silva no cruzamento da Rua Dez com a Avenida Francisco Jalles. A decisão havia sido tomada no início do mês de junho pelo Conselho Municipal de Trânsito (Comutran), por sugestão do engenheiro e professor universitário Nilton Suetugo.
Com a retirada do dispositivo, a avenida volta a ser preferencial. Além de remover a rotatória, o Comutran proibiu o retorno de veículos no local. De acordo com Niltinho, que tem vasta experiência no assunto e já foi secretário de Planejamento e Trânsito nas administrações Guisso/Caparroz/Hilário Pupim, outras rotatórias não devem sofrer alterações.
Segundo o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Trânsito, José Magalhães Rocha, para alertar e informar a população, a Prefeitura realizou a distribuição de panfletos no último final de semana e colocou faixas em locais próximos, em vias que dão acesso ao cruzamento.
Na madrugada da terça-feira, dia 30, a equipe da Secretaria trabalhou na retirada da rotatória. Para o conselheiro do Comutran, Niltinho Suetugo, “a atitude levou em consideração um estudo que encontrou nada menos que 32 pontos de conflito no cruzamento. Boa parte deles causados pela disputa entre pedestres e veículos que tentam fazer o contorno dentro da própria avenida. De 32 conflitos, o risco cai para 18, então facilita o tráfego e reduz os riscos de acidentes, que já são baixos no local”. Suetugo fez questão de frisar ainda que “o cruzamento continua, mas a preferencial é a avenida. O motorista não poderá mais fazer o retorno como é atualmente”.
Para o engenheiro -contratado pela Prefeitura de Jales com o objetivo de atender a um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público, que exigia, entre outras coisas, que o trânsito deixasse de ser administrado por curiosos e passasse para as mãos de um especialista com formação no assunto- a medida não é ideal, mas está de acordo com as possibilidades financeiras da Prefeitura que não possui recursos para a instalação de um semáforo inteligente, interligado com outros pontos da avenida. “Não é esse sistema mecânico que temos. É um sistema digital. Então fica inviabilizado nesse momento”, disse.
Rotatória durou menos de 1 ano
Instalada no dia 22 de julho do ano passado, no segundo ano de mandato do governo Nice Mistilides, pelo então secretário de Trânsito Aldo José Nunes de Sá, a rotatória foi removida sem chegar a completar 1 ano no local. No final de janeiro de 2014, a Prefeitura, orientada pelo Comutran, com a liderança da Polícia Militar, resolveu promover, aos poucos, profundas mudanças no trânsito da cidade. A primeira medida foi a colocação de enormes tubos de cimento, normalmente utilizados na instalação de encanamento em ruas e avenidas, para bloquear o tráfego em cruzamentos, entre eles o da Rua Dez com a Francisco Jalles.
A insatisfação da população ficou evidente e sete dias depois, um homem destruiu parte dos tubos. Dois outros ataques foram promovidos nos dias 29 e 3 de março. A pressão popular, no entanto, foi mais forte que a teimosia da Prefeitura e, em 22 de julho, a Secretaria de Trânsito instalou a polêmica rotatória que marcou a administração da ex-prefeita Nice.