A delegação jalesense composta por aproximadamente 220 pessoas, entre atletas e dirigentes, já está em contagem regressiva para a 59º edição dos Jogos Regionais, que a princípio seria realizado em Jales, mas foi transferida para Votuporanga e, posteriormente para Penápolis. O evento, um dos maiores do Estado na área esportiva, acontece entre os dias 9 e 19 de julho e reúne 47 cidades.
O anúncio de Penápolis como sede dos Jogos foi motivo de comemoração para o prefeito da cidade, Célio de Oliveira. “Em virtude principalmente da crise financeira vivida pelos municípios, a SELJ – Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Estado de São Paulo estava com dificuldades em encontrar uma cidade para ser sede dos jogos. Assim, o Governo do Estado recorreu à Penápolis devido à sua tradição em eventos anteriores de grande sucesso, e também à estrutura de alojamentos e praças esportivas já existentes. Desta forma estamos atendendo a um pedido do Governo Estadual, que creditou confiança em nossa equipe”, disse.
A delegação de Jales participará da competição com aproximadamente 190 atletas que vão disputar 18 modalidades nas categorias masculino e feminino na primeira divisão, ao lado de Araçatuba, Birigui, Catanduva, Fernandópolis, Ilha Solteira, Penápolis, São José do Rio Preto e Tabapuã.
Entre as modalidades esportivas que a cidade vai disputar estão atletismo masculino e feminino, atletismo Acd (Atletas com deficiência), bocha, capoeira masculino e feminino, ciclismo masculino e feminino, damas masculino ou misto, futebol masculino, ginástica rítmica feminino, handebol masculino e feminino, judô masculino, karatê masculino, natação masculino e feminino, tênis masculino e feminino, tênis de mesa masculino, voleibol masculino e feminino, vôlei de praia masculino e feminino e xadrez feminino.
Prefeito comemora
O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira os benefícios dos Jogos Regionais para a economia local. “A presença de milhares de atletas movimenta o comércio e aquece a economia da cidade. Lanchonetes, bares, pizzarias, shopping center e demais lojas são beneficiados com isso, pois o consumo aumenta. Além disso tem a questão da alimentação. Açougues, supermercados e feirantes, de quem nossa cidade e outras delegações compram os alimentos para os atletas, tendem a lucrar bastante”, acrescentou.
Desistência
Aos 45 minutos do segundo tempo a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo de Jales (SMECT) anunciou que a cidade não seria mais a sede da 59ª edição dos Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. O secretário da pasta, Ademir Molina alegou que a cidade possuía outras prioridades e que não dispunha de recursos necessários para adequar praças esportivas para a competição que reúne cerca de 7 mil pessoas durante cerca de dez dias.
A decisão de que Jales seria a cidade sede dos JR foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 31 de janeiro, após a desistência de Ilha Solteira, escolhida em julho de 2013 e de Mirassol, a segunda colocada na disputa realizada durante Congresso Técnico. Jales foi um dos quatro municípios a mostrar desinteresse pelo evento. Votuporanga também anunciou a desistência na última hora.