O prefeito Pedro Callado, visitou na manhã de terça-feira, 2 de junho, a sede do Instituto Médico Legal/IML em Jales. O chefe do Poder Executivo se reuniu com o diretor do núcleo de perícias Marcus Vinícius Baptista, o médico legista e chefe do posto, Damião Bermal, e representantes de agências funerárias da região.
O prefeito debateu o problema da falta de funcionários, principalmente nos cargos de auxiliar de necropsia que estão vagos, por aposentadoria dos titulares anteriores. O atendimento médico-legal é responsabilidade do governo estadual. O diretor Marcus Vinícius informou que no último concurso público realizado em 2013 a quantidade candidatos aprovados não foi suficiente para atender a demanda.
A população jalesense e os vereadores da cidade reclamam que a falta de profissionais para a realização de necropsias resulta na demora na liberação e sepultamento dos corpos, fato que causa transtornos, angústia e sofrimento aos familiares.
Durante a reunião foi abordada a possibilidade de a Prefeitura arcar com o fornecimento de combustível para abastecer os veículos utilizados na locomoção de corpos para São José do Rio Preto, local onde são realizadas atualmente as autopsias. Também foi pedida a cessão de um funcionário da prefeitura para prestar serviços administrativos junto à polícia científica.
O prefeito Pedro Callado assumiu o compromisso de fornecer o combustível solicitado, afirmando que é dever do poder executivo participar e ajudar solucionar o problema.