A despeito das comemorações e campanhas promovidas anualmente em parceria entre a Sabesp, Prefeitura de Jales e Delegacia de Ensino, a Câmara de Jales aprovou uma Lei Municipal “criando” a Semana da Água. A proposta é de autoria do vereador Nivaldo Batista, o Tiquinho (DEM), mesmo autor da criticada proposta de proibição de lavagem de carros e calçadas na cidade. Tiquinho apresentou apenas esses dois projetos neste ano em que ocupa a Presidência da Casa.
Sem respaldo nem entre os seus colegas e parlamento, o vereador retirou e arquivou a idéia de impor uma restrição ao consumo de água, mas decidiu “criar” uma semana para debater o assunto, sem, contudo perceber que a data já é comemorada há muitos anos na cidade.
Segundo a Lei aprovada pelos vereadores no dia 11 de maio, “Fica instituída a Semana da Água no Município de Jales a ser celebrada na semana que contempla o dia 22 de março, Dia Mundial da Água. O município promoverá amplas campanhas de educação e orientação sobre o uso racional da água”.
Ainda que não faça parte do Calendário Oficial do Município, a Semana da Água é Comemorada há 12 anos pela Sabesp com participação da Prefeitura de Jales, ONG Ecoação, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Jales (Condema), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – Regional de Jales (CATI), Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente de Jales, Curadoria do Meio Ambiente – Promotoria Pública de Jales, Delegacia de Ensino de Jales, escolas das redes estadual, municipal e particular, Escola Técnica Estadual Dr. José Luiz Viana Coutinho, FATEC e Casa da Criança de Jales, com apoio da própria Câmara Municipal.
Há palestras nas escolas e atividades extraclasses, como soltura de alevinos e plantação de árvores nativas para reflorestar as margens de córregos. Sem contar o EcoCaiac Amigos do Rio, promovido neste ano em 24 de março e o projeto “Nasce Uma Criança, Plante uma Árvore”, da Santa Casa de Jales.
A Semana da Água, promovida sempre em março, é uma das três comemorações promovidas pelos mesmos parceiros anualmente, As outras são a Semana do Meio Ambiente, em junho, e a Semana da Árvore, em setembro.
Justificativa foi copiada da internet
Como se não bastasse ser um projeto redundante, o texto da justificativa apresentada pelo autor não é original e foi copiado da internet. Muito provavelmente escrita pela assessoria parlamentar, o texto discorre sobre a poluição ambiental, o percentual de água no corpo humano, de água doce nos oceanos e a importância de se economizar o líquido. Não é á toa que mais parece uma aula de biologia ou de ecologia. Foi copiada do site www.infoescola.com/datas-comemorativas onde pode ser lida na íntegra.
Tanto no site quanto na Justificativa é possível ler: “É de fundamental importância a conscientização da população mundial em relação à educação ambiental e atitudes do dia-a-dia fazem a diferença. Se cada um reduzir um a dois minutos do tempo de banho diário, três a seis litros de água serão economizados. Se multiplicar este volume pelo número de habitantes presentes em uma cidade, percebe-se que os resultados trazem impactos positivos e fazem a diferença”.
Segundo a explicação, “a Semana da Água no Município de Jales será uma oportunidade de nos mantermos atentos para a importância de preservação deste recurso natural, tão indispensável para vida e que sofre sérias ameaças”.