O Ministério da Educação e Cultura (MEC) abre às 10 horas desta segunda-feira, dia 25 de maio, as inscrições para a edição 2015 do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Candidatos podem se inscrever até às 23h59 do próximo dia 5 de junho para as provas que vão acontecer nos dias 24 e 25 de outubro.
Pela primeira vez em dez anos a taxa de inscrição sofreu reajuste. No ano passado ela custava R$ 35 e em 2015 vai custar 63. Para quem não conseguir isenção do pagamento, a inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa até às 21h59 do dia 10 de junho.
As datas das provas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que ressaltou que nesta edição, o Enem sofreu diversas modificações, principalmente em relação ao valor da taxa de inscrição, e a medidas de segurança que alteraram o horário das provas.
“No primeiro dia, ciências humanas e ciências da natureza terão 4 horas e meia de duração. No segundo dia, linguagens, matemática e redação terão 5 horas e meia de duração. Os portões serão fechados às 13 horas, mas, dessa vez, as provas só começam 30 minutos depois do fechamento dos portões, ou seja, às 13h30, no horário de Brasília”, disse o ministro.
Entre as novidades para a edição deste ano, segundo o MEC, é que além das necessidades especiais e atendimentos específicos já contemplados nas edições anteriores (como estudantes cegos ou com baixa visão, surdos, com deficiência física, gestantes e lactantes), o Enem também terá atendimento especializado para quem tem visão monocular e discalculia. Também, pela segunda vez consecutiva, o MEC aceitará que os estudantes travestis e transexuais usem o nome social durante a prova. Para isso, o estudante precisa enviar a cópia do documento de identidade e preencher um formulário específico, incluindo uma foto recente, no sistema de inscrição. O prazo para o envio desses dados acontece entre 15 e 26 de junho.
É importante frisar que o Cartão de Inscrição deixará de ser impresso pelo MEC e enviado pelos Correios. Agora, o candidato terá que baixar ou consultar diretamente no site do Enem, opção que já existia no passado. O documento serve para orientação e não precisa ser apresentado no exame.
Mais segurança
Por medidas de segurança, o MEC não permitirá que o candidato utilize o mesmo e-amil para realizar mais de uma inscrição. Todos os candidatos também terão que informar o número do telefone, fixo ou celular, válido, além de criar uma pergunta e resposta de segurança ao fazer o login.
Detectores de metal também serão utilizados nos locais de prova. De acordo com o edital com as regras do Enem publicado na edição de segunda-feira (18) do Diário Oficial da União, “o participante poderá ser submetido à revista eletrônica nos locais de prova, a qualquer momento, por meio do uso do detector de metais”.